Projeto oferece cursos rápidos on-line para qualificação profissional e com certificados
Programa Escola do Trabalhador, parceria do Ministério do Trabalho com a Universidade de Brasília, possui cursos de diversas áreas que podem ser feitos em até dois meses

Buscar uma vaga no mercado de trabalho tem sido cada vez mais desafiador conforme indicam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de outubro. Por isso, a qualificação profissional se faz cada vez mais necessária. Pensando nisso, a Escola do Trabalhador, oferece cursos on-line, que podem ser acessados de qualquer computador pelo endereço http://escola.trabalho.gov.br.
Não há pré-requisitos nem escolaridade mínima exigida para cursá-los. A prioridade é para os trabalhadores que irão requerer o seguro-desemprego, mas quem tiver empregado também pode ter acesso aos cursos.
Os cursos são oferecidos em diversas áreas, como gestão e negócios, produção industrial, produção cultural e design, segurança, produção alimentícia, informação e comunicação, ambiente e saúde, turismo, hospitalidade e lazer, recursos naturais, infraestrutura, controle e processos industriais e desenvolvimento educacional e social.
Os cursos, que são certificados pela Universidade de Brasília, serão formados por módulos de aproximadamente 40 horas cada. Cada um estará disponível por dois meses, tempo estimado para a conclusão com tranquilidade de todas as atividades.
Ao final de cada módulo, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão emitidos pela UnB.
O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis, Vinicius Oberg, destacou alguns cursos que podem fazer a diferença para quem busca uma vaga através do Sine da cidade.
"A escola é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e nós entendemos que é mais uma ferramenta à disposição de quem busca qualificação. Com os cursos online, o trabalhador pode escolher aqueles que mais o interessam dentro da realidade da cidade onde vive. Aqui em Teresópolis, por exemplo, os cursos de Turismo, Hospitalidade e Lazer oferecidos pela escola, podem ajudar muita gente a conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Mas as opções são inúmeras e é preciso que as pessoas saibam que essas possibilidades existem. Por isso é importante a divulgação", disse
Escola do Trabalhador
A Escola do Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho (MTb) para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Os cursos são online, gratuitos e sem necessidade de escolaridade prévia. A inscrição é fácil e rápida: basta se inscrever e começar o curso.
Você começa seu curso logo após a inscrição e o recebimento de um e-mail de confirmação. Por serem totalmente online, o horário de estudo é o que for mais conveniente para você. Ao final do curso, os alunos que concluíram o curso com a nota mínima de cinco pontos e responderam à avaliação recebem um certificado da Universidade de Brasília (UnB), como cursos de extensão. A Escola do Trabalhador, em um ano de atividade, já passou da marca de 600 mil cursistas matriculados e 100 mil trabalhadores qualificados.
A coordenadora do projeto Escola do Trabalhador, Therese Hoffman falou sobre os objetivos do programa e dos cursos.
“O projeto vem de uma proposta de ação conjunta da UnB com o Ministério do Trabalho, com um programa audacioso, pegando os dados dos trabalhadores que o Ministério possui, pegar a tabela de ocupação e sob posse dessas informações criamos essa série de cursos que possa impactar diretamente nas ocupações de cada trabalhador”, destacou.