MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novo padrão da gasolina começa a valer nesta semana

Especificações passam a aprimorar a qualidade do combustível brasileiro

Por Redação Multiplix
04/08/20 - 11:27
 Novo padrão da gasolina começa a valer nesta semana Resolução foi publicada em janeiro, com prazo de até 3 de agosto | Foto: Reprodução/Fernando Frazao (Agência Brasil)

A Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) estabeleceu novas especificações da gasolina automotiva. Elas estão descritas na Resolução nº 807/2020 e começam a valer a partir desta segunda-feira, 3.

Segundo o documento, as especificações passam a aprimorar a qualidade da gasolina brasileira, com maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas.

A resolução foi publicada pela ANP em janeiro deste ano, mas com prazo de até 3 de agosto para os produtores de combustíveis se adequarem às regras. Portanto, toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações, a partir desta semana.

Segundo a Agência, será dado um prazo de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adaptarem, permitindo o escoamento de possíveis produtos comercializados até ontem (2/8) ainda sem atender integralmente às novas características.

São três pontos técnicos importantes:

  • 1º: Valor mínimo de massa específica (ME), será de 715,0 kg/m3. Significa mais energia e menos consumo;

  • 2º: O valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, será de 77,0 ºC. Os parâmetros de destilação afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor;

  • 3º: Será a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), já presente nas especificações da gasolina de outros países. Ela mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores. O resultado é uma gasolina com maior desempenho para o veículo.

“São dois parâmetros de octanagem. O MON (Motor Octane Number) e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice antidetonante (IAD), que é a média entre MON e RON. O valor mínimo de octanagem RON, para a gasolina comum, será 92, a partir de 3 de agosto de 2020, e 93, a partir de 1º de janeiro de 2022. Já para a gasolina premium, será de 97, já a partir de 3 de agosto próximo”, destacou em nota no site, a agência.

Através de estudos e pesquisa dos padrões de qualidade, a ANP realizou a iniciativa e acompanha as especificações e harmonizações internacionais. A agência também realizou e participou de amplos debates com os agentes econômicos do mercado de combustíveis.

“Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando cenário futuro das fases L-7 e L-8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística (Governo Federal)”, frisou a nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.