MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo decreta estado de calamidade pública; entenda

Medida tem como principal objetivo dispensar o Executivo municipal de cumprir com obrigações financeiras, orçamentárias e fiscais

Por Redação Multiplix
15/04/20 - 11:01
Nova Friburgo decreta estado de calamidade pública; entenda Estado de calamidade em Friburgo foi decretado pela prefeitura em razão da pandemia do covid-19 | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo (PP), decretou estado de calamidade pública no município em razão da grave crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O decreto 541/2020 foi publicado na noite de terça-feira, 14, no Diário Oficial eletrônico.

No decreto, o Executivo afirma que baseou a decisão no reconhecimento do estado de calamidade pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O estado de calamidade impede o cumprimento das obrigações financeiras, orçamentárias e fiscais por parte da prefeitura diante da necessidade de adoção de medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública.

A decisão ainda considera o rápido contágio do vírus, a necessidade de oferecer saúde a todos e as resoluções do Ministério da Saúde.

O documento prevê também que o estado de calamidade dure enquanto a pandemia ocorrer e que a Autoridade de Finanças Municipal editará os atos administrativos necessários ao cumprimento do decreto, seguindo as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Município está sob estado de emergência em saúde pública

Desde o dia 6 de abril está em vigor o decreto 527/2020 que declara emergência em saúde pública no município.

A justificativa para a decisão, segundo o Executivo municipal, está na necessidade de emprego urgente de medidas de controle, prevenção e enfrentamento do novo coronavírus.

No decreto, fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do covid-19.

Além disso, está autorizada a compra emergencial de botijão de gás de 13 kg e cestas básicas para pessoas desassistidas e alunos da rede pública de ensino, caso necessitem do fornecimento, como forma de suprir as necessidades alimentares enquanto perdurar o estado de emergência.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.