MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo: CDL e Sincomércio fazem alerta aos estabelecimentos que decidirem ficar abertos

Último decreto da prefeitura recomendou o fechamento de alguns segmentos por pelo menos 15 dias

Por Redação Multiplix
19/03/20 - 14:55 | Atualizada em 19/03/20 - 18:44
Friburgo: CDL e Sincomércio fazem alerta aos estabelecimentos que decidirem ficar abertos Lojistas podem manter lojas abertas, mas prefeitura recomenda o fechamento de alguns segmentos | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo emitiram nota nesta quinta, 19, alertando o comércio a respeito das medidas de prevenção à covid-19.

No comunicado, as duas entidades ressaltam que entre os itens da deliberação dos dois decretos municipais que dispõem sobre normas de conduta para prevenção e controle do novo coronavírus, alguns são direcionados ao comércio, como orientação para fechamento dos estabelecimentos pelo prazo de 15 dias.

"As entidades alertam os empresários que decidirem por permanecer com seus negócio em funcionamento que atentem para ambos os decretos, para as regras instituídas pela União e para as recomendações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados extras com higienização pessoal e dos ambientes de trabalho", ressalta a nota.

A CDL e o Sincomércio alertam ainda para a obrigatoriedade de afastamento imediato, sem comprometimento da remuneração, dos empregados com sintomas de gripe, com doença respiratória crônica, com baixa imunidade devido a tratamento oncológico, com idade de 60 anos ou mais, que residam com idosos, que foram submetidos à cirurgia nos últimos 30 dias, que chegaram recentemente de viagem e das gestantes.

Por fim, ambas as entidades afirmam que manterão os empresários lojistas de Nova Friburgo informados sobre posteriores resoluções oficiais para o combate ao coronavírus.

Comércio está autorizado a funcionar

Na quarta, a CDL e o Sincomércio de Nova Friburgo emitiram nota em que informaram que o comércio da cidade permaneceria funcionando normalmente, mas que os lojistas deveriam seguir as recomendações de prevenção à covid-19, do Ministério da Saúde.

Shoppings, centros comerciais, bares, restaurantes e academias

Se, por um lado, farmácias e supermercados acabam ganhando com o aumento nas vendas, shoppings, centros comerciais, bares, restaurantes e academias acabam perdendo. Mas, por um bom motivo: ajudar a combater a propagação do coronavírus.

A recomendação da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do decreto 511/2020, é para que esses segmentos fechem as portas por pelo menos 15 dias. Caso contrário, devem implementar medidas que diminuam os riscos aos colaboradores e clientes.

Entre essas medidas estão: a afixação de cartazes informativos sobre prevenção à covid-19; disponibilização de álcool gel 70; local próprio para higienização das mãos, assim como a adequada limpeza de equipamentos (no caso de academias); separação de mesas em pelo menos 2 metros e a redução da capacidade de público para até 30%, respeitando o público máximo de 100 pessoas (no caso de bares, restaurantes e praças de alimentação).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.