MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19 provoca afastamento de trabalhadores em 60% do comércio de Nova Friburgo

Município registra aumento acelerado de casos positivos da doença neste mês de janeiro

Por Bernardo Fonseca
27/01/22 - 09:22
Covid-19 provoca afastamento de trabalhadores em 60% do comércio de Nova Friburgo Pequenos comércios são os mais afetados diante do afastamento de trabalhadores com Covid-19 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A velocidade acelerada de contágio da variante ômicron levou a uma situação inusitada em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Até o início desta semana, cerca de 60% do comércio da cidade teve ao menos um funcionário afastado devido à Covid-19. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

Do dia 1º ao dia 25 de janeiro, foram mais de 1.300 casos conhecidos do coronavírus registrados pelo boletim da prefeitura. A testagem precisou ser ampliada na cidade e, além do Centro de Triagem da Via Expressa, mais três locais passaram a realizar os exames de diagnóstico da Covid pelo SUS – na UPA de Conselheiro, em Lumiar e na Praça das Colônias, no Suspiro.

Fila para testagem no Centro de Triagem da Praça das Colônias, no Suspiro, nesta semanaFila para testagem no Centro de Triagem da Praça das Colônias, no Suspiro, nesta semana | Foto: Bernardo Fonseca

Mesmo assim, as filas para testagem continuam enormes diariamente, como já noticiado pelo Portal Multiplix. E diante desse panorama de alta dos casos, o impacto no comércio piorou. Segundo o presidente da CDL/Sincomércio, Braulio Rezende, algumas empresas têm, no momento, 30% do seu quadro de funcionários longe do serviço em decorrência da doença.

“A falta de funcionários prejudica seriamente o atendimento e toda a rotina das empresas. As pequenas sequer dispõem de empregados para cobrir o trabalho desempenhado pelos que precisaram se distanciar”, afirmou.

A reportagem do Portal Multiplix conversou, por telefone, com Fernando Reis, proprietário de duas unidades de uma rede de lojas de produtos naturais, onde vários funcionários precisaram ser afastados porque estão com suspeita ou testaram positivo para a doença.

“Tivemos em torno de 40% da equipe afastada nas últimas duas semanas. São muitos casos e a situação está complicada. Estamos no sufoco para trabalhar”, disse.

Avenida Alberto Braune é a principal rua de comércio do municípioAvenida Alberto Braune é a principal rua de comércio do município | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O aumento de casos e a ausência necessária de trabalhadores que precisam fazer o isolamento social também impactam as vendas. É o que relatou à reportagem Danielle Vaisman, diretora de uma fábrica de óculos que possui cinco lojas no município.

“A gente sofre o impacto, com redução do movimento nas lojas e as vendas acabam caindo um pouco. No momento, estamos com cinco pessoas afastadas. E para contornar, a gente acaba tendo que remanejar funcionário da fábrica para as lojas e de uma loja para outra.”

Governo reduz tempo de afastamento do trabalhador com Covid

Na terça-feira, 25, os ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência publicaram uma nova portaria no Diário Oficial da União que prevê a redução do tempo de isolamento do trabalhador com Covid-19.

Os funcionários que tiverem caso positivo da doença devem ser afastados das atividades laborais presenciais por dez dias. De acordo com as recomendações, o afastamento pode ser de sete dias, caso a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre, nas 24 horas anteriores e sem o uso de antitérmicos.

Nos dois casos, o prazo conta a partir do dia seguinte do início dos sintomas.

Quem teve contato com pessoas que testaram positivo também deve ser afastado. Nessa situação, o tempo de isolamento também pode ser reduzido para sete dias e começa a contar a partir do último dia de contato com o caso confirmado. O funcionário deve realizar o teste a partir do quinto dia após ter estado com o contaminado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.