MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023 é aberta nesta quarta; confira

Aos mais atrasados, prazo para enviar a declaração termina no fim deste mês

Por Redação Multiplix
24/05/23 - 14:52
Consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023 é aberta Prazo para entrega da declaração do imposto termina no fim deste mês | Foto: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal iniciou nesta quarta-feira, dia 24, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

De acordo com o governo federal, o lote abrangerá 4,1 milhões de contribuintes, incluindo idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição através do Pix.

Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nas opções 'Meu Imposto de Renda' e 'Consultar a Restituição'.

Este primeiro lote, considerado o maior da história pelo órgão, distribuirá aproximadamente R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

Para quem já entregou, mas ainda não vai receber a restituição, é importante ficar atento ao lote, mas não apenas para se programar para quando o dinheiro cair. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se o contribuinte caiu na malha fina.

Se a Receita Federal identificar alguma pendência no imposto de renda, é preciso retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam erradas.

Acompanhar o processo é outra forma de fugir dos problemas ou de gastar o dinheiro que ainda nem foi depositado na conta. Um especialista da Região dos Lagos explica o que é preciso fazer para não cair na temida malha fina.

Reta final para declarar

Vale lembrar que o prazo para a entrega da declaração do imposto começou em 15 de março e encerrará às 23h59 do dia 31 de maio.

Quem não enviar a documentação dentro no prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.