Cinco dicas para escolher o peixe para a Semana Santa, de acordo com a Fiperj
Fundação divulga guia para ajudar cidadãos fluminenses a garantir a iguaria em meio à tradição de não se comer carne vermelha

A Sexta-feira Santa é um momento de lembrar da crucificação e morte de Jesus Cristo e, para o catolicismo, a tradição de não comer carne vermelha. Assim, a busca pelo peixe ideal é uma rotina nesse período. Pensando nisso, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) preparou um guia que ensina como escolher um peixe de boa procedência.
“É muito importante estarmos atentos a algumas qualidades do corpo do peixe para levarmos para casa um pescado de qualidade, pois sua deterioração é rápida”, explica André Medeiros médico-veterinário da Fiperj.
Veja como identificar o peixe fresco:
O olho tem que estar para fora, com a cor translúcida
As guelras (ou brânquias) servem para identificar o odor do peixe. O cheiro tem que ser suave. Fuja se estiver com odor carregado
A cor das guelras também ajuda a identificar se o peixe está fresco: elas devem ser rosadas e limpas
A textura do dorso do peixe é outra característica importante: quando apertamos com o dedo, a carne tem que voltar imediatamente
Escamas e nadadeiras firmes. Não devem sair com facilidade
Tradição e nutrição
Os peixes mais comuns na mesa do fluminense são bacalhau, salmão, cherne, tilápia, atum, pintado e sardinha.
Vale lembrar que o consumo de peixe é recomendado por especialistas pelo menos duas vezes na semana. Na hora da compra, também é fundamental avaliar a higiene do comércio.
A nutricionista Tatiana Novo, da Secretaria de Estado de Agricultura, ressalta que, além da tradição, os peixes têm um valor nutricional muito grande, confirmado por pesquisas científicas.
“Estudos têm associado o consumo de pescado com a redução de distúrbios crônicos não transmissíveis, como hipertensão arterial, doenças coronarianas e diabetes mellitus tipo 2, entre outros”, explica a profissional.
Segundo o secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, a Semana Santa é uma época de grande demanda por peixes, mas o governo do estado trabalha o ano inteiro para aumentar a produção fluminense de pescado.
“Estamos atentos a esta importante indústria fluminense, sempre viabilizando incentivos aos pescadores para que o número da produção aumente. Por meio da Fiperj, que é vinculada à Secretaria de Agricultura, os pescadores têm assistência e programas de incentivo”, destacou.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.