MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detector de Corruptos: app usa reconhecimento facial para ver quem é ficha suja

Com as eleições à vista, aplicativo detecta e expõe processos abertos contra políticos

Por Matheus Oliveira
13/07/18 - 13:34
Detector de Corruptos: app usa reconhecimento facial para ver quem é ficha suja imagem reproduzida da internet do app de detecção de sorruptos. | Reprodução (Internet)

Com as eleições se aproximando, é importante saber o passado de seu candidato para votar de maneira consciente. Para ajudar a tirar as dúvidas dos eleitores e mostrar a ficha dos políticos, o site Reclame Aqui criou um aplicativo denominado Detector de Ficha de Corruptos e que em 2018 foi agraciado com o prêmio Cannes Lions 2018, na categoria Mobile.

A ideia surgiu em 2016, ano de eleições municipais para prefeito e vereador. No começo, ele atuava como uma extensão para o navegador Google Chrome. Agora como aplicativo, ele funciona da seguinte forma: o usuário pode tirar foto do político pelo celular, o banco de dados faz o reconhecimento facial e busca os processos contra aquele político. O internauta também pode procurar pelo nome do político diretamente na plataforma. Daí, o aplicativo mostra os dados do político, processos e supostas improbidades administrativas que cada um deles responde na Justiça. O serviço é gratuito.

O aplicativo abrange presidentes, vice-presidentes, senadores, deputados federais e governadores que ocuparam o cargo nos últimos 8 anos. Também estão listados os atuais pré-candidatos à Presidência da República e a governos de estados.

O banco de dados do aplicativo reúne informações de órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs). Os processos que correm em segredo de justiça não são divulgados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.