MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Contatinho, crush, spoiler? Conheça as gírias mais usadas na internet

Separamos 12 expressões comuns no mundo da web para você ficar antenado

Por Isadora Jaron
12/02/21 - 11:44
Contatinho, crush, spoiler? Conheça as gírias mais usadas na internet Expressões invadem as redes sociais | Foto: Banco de Imagem

Sextou! Quem nunca leu nas redes sociais gírias como essa para se referir ao dia da semana? Pois é, assim como essa expressão, muitas outras estão tomando conta da internet. Para a geração mais antiga, aqueles que nasceram antes dos anos 2000, algumas palavras podem soar meio estranhas, bem diferentes e muitas vezes incompreensíveis.

Contatinho, crush, spoiler, shippar, flopar, hater, iti malia, Oi, sumido (a), ranço, entre tantas outras expressões fazem parte do vocabulário criado para ser usado propriamente na web. Alguns fazem tão sucesso que são usados nas conversas fora das redes sociais.

O Portal Multiplix separou algumas expressões e seus significados para ninguém ser "cancelado" na internet.

Iti malia

Iti Malia é usado para descrever algo fofoIti Malia é usado para descrever algo fofo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

É a expressão mais fofa da web. Usada exatamente quando quer dizer que algo é muito fofo, como em vídeos com bebês, cachorrinhos e gatinhos ou alguma coisa que o usuário goste.

Cancelado

A expressão cancelado é usada quando alguém fala algo ofensivo ou preconceituosoA expressão cancelado é usada quando alguém fala algo ofensivo ou preconceituoso | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bem utilizado durante a pandemia, a expressão é usada quando alguém fala algo controverso ou que seja preconceituoso e ofensivo. A pessoa é “cancelada”. Sofre um boicote. Nas redes sociais, há uma lista com os nomes das celebridades que foram canceladas em 2020. Estamos ainda no segundo mês do ano, mas já tem gente na lista de 2021 também.

Flopar

Flopar é quando algo não sai como o esperadoFlopar é quando algo não sai como o esperado | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Essa gíria foi traduzida do inglês. Sabe aquele artista que lançou uma música esperando que fosse um sucesso, mas na verdade foi um fracasso? Então, ele flopou.

Spoiler

Quem dá spoiler era conhecido como o estraga prazeresQuem dá spoiler era conhecido como o estraga prazeres | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em inglês, spoiler significa estragar, vem do verbo “to spoil”. É usado quando alguém expõe alguma informação sobre filme, livros, séries e qualquer enredo. Antigamente essa pessoa era chamada de “estraga prazeres”.

Crush

Crush é aquela pessoa por quem o usuário é apaixonado. Famoso paqueraCrush é aquela pessoa por quem o usuário é apaixonado. Famoso paquera | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O crush nada mais é a pessoa que o usuário sente alguma atração ou por quem está apaixonado. Há casos de crush famoso, referindo-se a pessoas que são admiradas e que poderiam ser suas amigas, mesmo não as conhecendo. O crush é aquela velha paquera.

Contatinho

O contatinho está sempre ali à disposiçãoO contatinho está sempre ali à disposição | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diferente do crush, o contatinho está sempre ali para quando você não tem nada para fazer e procura alguém. Diversão sem compromisso.

Oi, sumido(a)

A expressão Oi, sumido serve para falar sobre algo ou falar com alguém que não vê há muito tempoA expressão Oi, sumido serve para falar sobre algo ou falar com alguém que não vê há muito tempo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Já essa expressão é usada quando algum contatinho desaparece sem dar explicação e, do nada, volta a falar como se nada tivesse acontecido. O Oi, sumido, também pode ser usado por amigos que não se veem há algum tempo.

Hater

Hater é a pessoa que diminui ou ofende outras pessoasHater é a pessoa que diminui ou ofende outras pessoas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O hater normalmente é aquela pessoa, ou um grupo, que quer diminuir, ofender e criticar os outros. Normalmente eles agem mais nas redes sociais dos artistas. Sempre encontram alguma situação para poder ofender o outro.

Shippar

Quando a expressão aparece é para relacionar a afeição por duas pessoas ou até coisasQuando a expressão aparece é para relacionar a afeição por duas pessoas ou até coisas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem nunca quis ver seus personagens favoritos juntos? Shippar, que do inglês significa relacionamento, vem de “relationship”, e normalmente incentiva um romance entre duas pessoas, mostra a afeição que o usuário tem pelo casal. “Eu shippo esse casal”.

Ranço

Sentimento de desprezo por outra pessoaSentimento de desprezo por outra pessoa | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quando você está entediado com alguma coisa ou alguém, pode falar: “que ranço desse cantor”. Essa expressão mostra o sentimento de repúdio, desprezo por outra pessoa.

Tá na Disney

Tá na Disney é usada quando alguém fala algo fora da realidadeTá na Disney é usada quando alguém fala algo fora da realidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para os nascidos antes dos anos 2000, a expressão “viajando na maionese” significa algo? Pois é, “tá na Disney” é a mesma coisa. Quando a pessoa faz algo fora da realidade ou está dando uma informação totalmente equivocada, significa que ela tá na Disney.

Pistola

Pistola é usado quando alguém está com muita raivaPistola é usado quando alguém está com muita raiva | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quando alguém fica muito enfurecido com alguma situação, normalmente essa pessoa está pistola. Essa expressão também pode ser usada para falar que alguém vai ficar zangado por causa de alguma situação que ainda não aconteceu.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.