MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Colecionador friburguense celebra Dia Nacional do Fusca e fala do tamanho da paixão dos brasileiros pelo carro

Marco Gonçalves fundou o Fusca Clube de Lumiar, em Nova Friburgo, e destaca importância do veículo no desenvolvimento do distrito

Por Matheus Oliveira
20/01/21 - 12:53
Colecionador friburguense celebra Dia Nacional do Fusca e fala da paixão dos brasileiros pelo carro Encontro de Fuscas em Lumiar se tornou tradição na última década | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma paixão nacional! Neste 20 de janeiro, o brasileiro celebra o Dia Nacional do Fusca, carro que segue reunindo fãs pelo país e faz parte da identidade sociocultural brasileira. Na Região Serrana do Rio, este carinho pelo automóvel é sinônimo de tradição e amizade. Em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, foi criado um Fusca Clube para celebrar e compartilhar o amor pelo Fusca.

A fabricação com peças nacionais do Fusca, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, começou em um data como a de hoje, por isso a celebração nesta quarta-feira. Anteriormente, o veículo era importado.

Com o início da produção ocorrendo nos anos 50 pela Volkswagen, o Fusca foi fabricado até 1986 no Brasil.

Já no ano de 1993, devido a pedidos, ele voltou a ser produzido com sua fabricação nacional. A produção se encerrou, de vez, em 1996 no Brasil.

Tamanha popularidade chegou à serra fluminense e cresceu ainda mais com o passar dos anos.

Dia Nacional do Fusca é celebrado no dia 20 de janeiro Dia Nacional do Fusca é celebrado no dia 20 de janeiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em 2010 e 2011, aficionados pelo Fusca passaram a se reunir e a realizar passeios com o carro popular. A partir disso, o colecionador de carros e biólogo Marco Guimarães, 62 anos, idealizou e fundou o Fusca Clube Lumiar:

Fomos nos unindo e resolvemos criar o Clube que, de 2011 a 2019, movimentou o distrito de Lumiar aos domingos. Chegamos a ter mais de 80 participantes assíduos, além de visitantes e transeuntes que acabavam se envolvendo. Contamos com diversos eventos locais e participação em outras várias partes do Brasil.

Ele afirma que os encontros de domingo se tornaram tradicionais até que veio a pandemia do novo coronavírus. O que mudou a rotina dos amantes do velho e bom “Fusquinha”.

Está sendo bem tenso enfrentar a pandemia. A grande maioria dos associados, de certa forma, faz parte do grupo de risco, devido à idade. Então, tentamos nos cuidar, mas a saudade dos encontros só aumenta.

O fundador do Fusca Clube também detalha a importância histórica do veículo para o desenvolvimento do distrito friburguense.

“O Fusca, nossa lenda, foi importante em qualquer aspecto relacionado ao progresso local e ao desenvolvimento do distrito de Lumiar. Aqui, ele já foi polícia, ambulância, carroça, arado, entre outras coisas. Tão logo os burros de carga foram "aposentados", foi o Fusca que entrou em ação com cargas, transporte, agricultura, resgate e muito mais. As estradas acidentadas, vias sem pavimentação, subidas e descidas íngremes fizeram com que ele fosse a melhor opção na época”, relembra o colecionador apaixonado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.