Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Usina Viva traz arte, acessibilidade e inclusão para Nova Friburgo em setembro

Eventos são gratuitos e retirada dos ingressos pode ser feita uma hora antes de cada apresentação

Por Redação Multiplix
Com informações da assessoria de imprensa
02/09/25 - 09:45
Usina Viva traz arte, acessibilidade e inclusão para Nova Friburgo em setembro Os eventos são gratuitos e acontecem na Usina Cultural Energisa | Foto: Jean Teixeira

O mês de setembro chega com uma programação diversa e inclusiva do Projeto Usina Viva, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, reunindo atividades como oficina literária, cinema, teatro e estreias de mostras audiovisuais.

O projeto dialoga com o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e, por isso, terá uma semana inteira dedicada à acessibilidade.

Todas as atividades serão gratuitas, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à arte.

Confira a programação completa:

Oficina de Escrita e Concurso Literário

Durante quatro sábados consecutivos (13, 20, 27 de setembro e 4 de outubro), das 14h às 16h30, acontece a oficina gratuita "A Voz do Autor", um espaço de criação e experimentação literária.

A atividade marca também o anúncio do lançamento de um concurso literário, que será promovido pelo projeto para estimular e revelar novos talentos da escrita em Nova Friburgo e região.

Semana de Acessibilidade Usina Viva

De 16/09 a 19/09, instituições e grupos poderão agendar visitas guiadas acessíveis à exposição "Lux", realizada em parceria com o projeto Resistência Artística.

Os visitantes ainda terão a oportunidade de assistir a um curta-metragem selecionado especialmente para a ocasião.

"Lux" é uma experiência imersiva e multissensorial que mescla sonorização, iluminação e recursos visuais para explorar as memórias individuais e coletivas do presente, articuladas ao passado local.

A proposta traz um olhar contemporâneo sobre o enraizamento cultural de Nova Friburgo, usando a tecnologia como ferramenta de memória e reconexão.

Dessa forma, revela "o passado que reaparece no presente em forma de memória e história", além de projetar "um futuro de mundos possíveis".

A semana segue com programação aberta ao público:

19/09 (sexta-feira)

  • 18h – Exibição dos curtas-metragens com recursos de acessibilidade, reunindo os trabalhos apresentados ao longo da semana.

20/09 (sábado)

  • 16h – Mostra de Curtas Infantis acessíveis, pensada para crianças e famílias.

  • 18h – Sessão do filme "Assexybilidade", seguida de bate-papo com o diretor Daniel Gonçalves, mediado por Ana Mickozac, psicóloga e realizadora cinematográfica.

Sessão do filme 'Assexybilidade' será exibida no dia 20 de setembroSessão do filme 'Assexybilidade' será exibida no dia 20 de setembro | Foto: Divulgação

O filme apresenta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a diversidade de experiências pelo olhar de quem tem alguma condição física ou intelectual.

O diretor, roteirista e produtor também busca dar luz ao tabu sexo e revela a luta diária de pessoas com deficiência contra o capacitismo e a ideia preconceituosa de que não sentem desejo como todos os outros.

21/09 (domingo)

  • 18h – Espetáculo "Meu Corpo Está Aqui", no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, marcando a estreia do projeto no espaço teatral.

O espetáculo é baseado nas experiências pessoais de Bruno Ramos, Juliana Caldas, Pedro Henrique França atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência), em que eles próprios estão em cena falando abertamente sobre seus relacionamentos, seus corpos, seus desejos.

Em 'Meu Corpo Está Aqui', atores e atrizes falam abertamente sobre seus corpos e desejosEm 'Meu Corpo Está Aqui', atores e atrizes falam abertamente sobre seus corpos e desejos | Foto: Divulgação

Uma mistura de depoimentos ficcionalizados por Julia Spadaccini, também pessoa com deficiência, e Clara Kutner retratando o jogo entre as pulsões e os obstáculos que se apresentam nas descobertas e nas experiências de afeto e sexualidade em corpos PCDs.

Um tema inédito nos palcos, que se aprofunda na reflexão desses corpos invisibilizados socialmente.

Serviço:

  • Usina Cultural Energisa (praça Pres. Getúlio Vargas, 55, Centro) e Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (praça do Suspiro, Centro)

  • Entrada gratuita | Retirada dos ingressos uma hora antes de cada apresentação.

  • Para garantir a acessibilidade integral ao público, todas as exibições de filmes serão realizadas na Loja Anexa da Usina Cultural, entrada pela rua Dante Laginestra.

  • Mais informações: @usinaviva

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.