Edital da Firjan IEL visa implementar inteligência artificial em pequenas e médias indústrias do Rio de Janeiro
Recursos serão destinados a até 20 empresas; inscrições vão até 24 de outubro

O Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro – IEL-RJ (Firjan IEL) lançou um edital que vai destinar R$ 1 milhão para pequenas e médias indústrias do estado na adoção de soluções baseadas em inteligência artificial (IA).
A medida ocorre por meio do Conecta Lab, aceleradora voltada à inovação e ao fortalecimento da indústria fluminense, e será direcionada a até 20 empresas fluminenses, que tenham entre 20 e 499 funcionários.
Os recursos repassados podem chegar a R$ 50 mil, não reembolsáveis, ou seja, não há expectativa de devolução dessa quantia.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site do Conecta Lab, clicando aqui, até o dia 24 de outubro.
A partir disso, as empresas selecionadas participarão de duas fases de desenvolvimento do programa.
A primeira é a de imersão, com uma atividade de qualificação e mentoria, em que poderão aprofundar os desafios de seus negócios, identificar ferramentas de IA mais adequadas e desenvolver um plano de ação para implementar a solução.
Já a segunda será para os participantes da etapa inicial e também para quem cumprir com alguns requisitos.
Chamada de implementação, essa fase consiste na execução do projeto, dentro do período de seis meses.
A gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan, Julia Zardo, falou sobre a iniciativa:
Com o Conecta Lab, a Firjan IEL reforça seu compromisso em ampliar a competitividade da indústria fluminense por meio da inovação, oferecendo não apenas recursos financeiros, mas também suporte técnico e estratégico em todo o processo.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), essa medida "busca ampliar o acesso à transformação digital e estimular o uso estratégico de tecnologias emergentes como diferencial competitivo, alinhando-se às diretrizes da Nova Indústria Brasil, da Agenda Brasil 4.0 e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial".
Mais informações podem ser obtidas no próprio edital.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!