MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tiee e 'Nada Igual' são algumas das atrações da Festa da Padroeira, em Arraial do Cabo

Além dos shows, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios também terá programação religiosa

Por Déborah Carvalho e Vinícius Pereira
14/10/22 - 11:17
Tiee e 'Nada Igual' são algumas das atrações da Festa da Padroeira, em Arraial do Cabo Tiee e 'Nada Igual' são atrações confirmadas da Festa da Padroeira, em Arraial do Cabo | Foto: Divulgação/Redes Sociais

O dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, será comemorado com shows e promete agitar a cidade entre este sábado, dia 15, e terça, 18 de outubro.

O Estádio do Barcelão será o palco da festa durante os quatro dias de evento.

O pagodeiro Tiee e o grupo 'Nada Igual' estão entre as atrações confirmadas pela prefeitura nesta semana.

Confira a programação completa

15/10 (Sábado)

  • 22h - Gabriel Fiorito

16/10 (Domingo)

  • 22h - Grupo Nada Igual

17/10 (Segunda)

  • 22h - Tiee

18/10 (Terça)

  • 21h - Aline Brasil

Nesta terça-feira, dia 18, no dia do feriado, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, preparou uma programação religiosa em homenagem à santa.

Programação religiosa

18/10 (Terça-feira)

  • 9h - Terço e ladainha

  • 10h - Missa solene

  • 17h30 – Procissão

  • 19h30 - Santa Missa Campal após queima de fogos

O Estádio Barcelão fica na rua Benjamim Constant, s/nº, no Centro

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

No local foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil No local foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil | Foto: Vinícius Pereira

Localizada na Praia dos Anjos, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi erguida em 1503 pelos portugueses e é considerada uma das primeiras edificações do Brasil. A arquitetura preservada do local, remete a um período de extrema importância cultural. A simplicidade e beleza do espaço encantam visitantes e moradores.

De acordo com relatos históricos, foi na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios que foi celebrada a primeira missa em ambiente fechado no país, transformando o local em valioso patrimônio cultural.

A história da região é datada no início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou no mar de Arraial do Cabo com a segunda expedição europeia que percorria o litoral brasileiro. No mesmo centro histórico está um pequeno obelisco que marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente.

Devoção

Procissão com imagem da santa percorre as ruas da cidade Procissão com imagem da santa percorre as ruas da cidade | Foto: Vinícius Pereira

Segundo a Igreja Católica, a devoção a Nossa Senhora dos Remédios teve início em Roma, durante a Idade Média. Na época, os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, precisavam de dinheiro para resgatar os seus entes, foi então que a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade pediu auxílio a Nossa Senhora para trouxesse um remédio para todos os problemas.

A história conta também que São João da Mata e São Félix de Valois fundaram a ordem para a libertação dos cativos, em grande número na época, e, não tendo dinheiro para o fim em vista, lhes apareceu Nossa Senhora, entregando-lhes uma bolsa cheia.

A partir daí começaram a dar à Virgem Santíssima, o nome de Nossa Senhora dos Remédios. A palavra remédio ganhou inúmeros significados, mas todos foram vinculados a resgatar, redimir, libertar e salvar.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.