Gran Cine Bardot passa por reforma e será reaberto após quase um ano sem atividades em Búzios
Tradicional cinema volta agora como uma sala multiuso, com programação de filmes, atividades culturais e centro de estudos
Depois de meses sem atividades, o tradicional Gran Cine Bardot, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, será reaberto ao público no dia 30 de agosto, exatamente um ano após ter sido fechado por problemas financeiros.
No dia anterior, 29 de agosto, haverá uma cerimônia para convidados, à noite, com direito a exibição de um filme e coquetel em celebração à nova fase do cinema.
Além de um novo projetor, o espaço passa a contar com uma programação completamente renovada. Após uma grande reforma, o cinema reabre como uma sala multiuso, com uma programação diversificada que inclui exibição de filmes, apresentações teatrais, oficinas e workshops.
As melhorias foram possíveis graças ao investimento de R$ 400 mil, recebido por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, e a uma emenda parlamentar do governo federal. Segundo os proprietários do cinema, a verba que deveria ser repassada pela prefeitura segue "retida".
Os organizadores explicaram que agora o Gran Cine Bardot deixa de ser apenas um cinema para se tornar um estúdio de formação cultural, com apresentações teatrais de pequeno e médio porte, inicialmente voltadas para o público adulto, e uma programação abrangente e contínua.
O espaço terá sessões gratuitas de cinema para a comunidade | Foto: Divulgação
Para Ana Paz, que fundou o cinema com o marido Mario José Paz, esse é o início de uma nova fase, que promete integrar ainda mais a comunidade local, os turistas e visitantes com a indústria do audiovisual e as artes:
Agora o Cine Bardot passa a cumprir plenamente o seu papel, sendo ocupado diariamente com novas atividades para a população, reafirmando a nossa orientação que sempre foi de proporcionar e desenvolver cultura em Búzios.
Com um acervo de mais de seis mil títulos, o novo espaço contará com um Cineclube, que oferecerá sessões de cinema gratuitas regulares para a comunidade, em circuitos voltados tanto para o público infantil quanto para adultos, organizados em ciclos temáticos.
Outra novidade são as oficinas de audiovisual, teatro, corpo e literatura, todas voltadas para iniciantes. As vagas serão divididas igualmente entre estudantes da rede pública de ensino (gratuitas) e o público geral (pagas), a partir de 17 anos.
Já na sexta-feira, 30, o cinema começa a exibir sua grade normal de filmes, trazendo para a população de Búzios o que há de melhor no circuito brasileiro de cinema, incluindo obras nacionais e internacionais, adultas e infantis, com versões dubladas e legendadas.
Inauguração foi marcada pela realização do primeiro Búzios Cine Festival | Foto: Divulgação
A ampliação da programação será um diferencial nesse retorno, avalia Francisco Paz, filho de Mario e Ana, que assume a coordenação do espaço:
O Cine Bardot continua sendo um cinema de arte, priorizando a qualidade artística e cinematográfica, ao invés do retorno comercial da sala. Mas, ele também amplia a sua programação no sentido de trazer filmes blockbusters [entretenimento], por exemplo, além de sessões dubladas para atender um público que não está acostumado a ver cinema com legendas.
O plano para o futuro é oferecer música, stand-up comedy e outras artes performáticas, transformando o espaço em um catalisador de artistas, estudantes e amantes das artes. A ideia de Francisco é levar uma cultura similar à dos grandes centros aos moradores e visitantes da cidade.
História do Gran Cine Bardot
O Gran Cine Bardot, concebido por Mário José Paz e Ana Paz, foi criado para suprir a necessidade de um cinema em Búzios.
Neste ano, o Cine Bardot completa 30 anos. Com investimento próprio, o espaço foi criado junto com uma pousada, em 1980.
A inauguração do cinema, em 1994, foi marcada com a realização do primeiro Búzios Cine Festival que, desde então, se tornou um importante evento para a cidade.
Ao longo de suas 27 edições, o festival exibiu aproximadamente 530 filmes inéditos.
Além disso, a programação promovia o 'Show Búzios', onde todos os distribuidores, exibidores, produtores, artistas e diretores se reuniam para confraternizar e fazer negócios na cidade.
Após alguns anos, o evento tornou-se o maior encontro do mercado audiovisual brasileiro.
O Gran Cine Bardot desempenhou um papel fundamental na formação da cidade, sendo o local de posse do primeiro prefeito e da primeira Câmara de Vereadores, antes mesmo da emancipação oficial de Búzios, em 1995.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!