MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Espaço cultural em Teresópolis oferece aulas de música gratuitas

Centro Cultural Bernardo Monteverde também abriga acervo com cerca de cinco mil livros

Por Sara Schuabb
25/03/19 - 10:05
Espaço cultural em Teresópolis oferece aulas de música gratuitas O Centro Cultural Bernardo Monteverde abriga acervos da história da construção civil e a escola municipal de música | Foto: Divulgação/Centro Cultural Bernardo Monteverde

Vasta literatura, aulas de música gratuitas e acervos significativos da história da construção civil no Brasil agregam o Centro Cultural Bernardo Monteverde, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. O espaço foi doado à prefeitura em 1994 pelo empresário Bernardo Monteverde, com o propósito de perpetuar seu legado humanista.

O centro dispõe de uma biblioteca com cerca de cinco mil volumes de literatura brasileira e estrangeira, teatro, poesia, enciclopédias, obras de referência e livros didáticos, e, também disponibiliza, diariamente, jornais de maior circulação no Rio de Janeiro.

Em suas instalações, o visitante pode conhecer uma exposição sobre sua história, trajetória, com acervos pessoais, como coleções de óculos e relógios, diplomas e benfeitorias na área da construção civil de Bernardo.

Desde 2016 o Centro Cultural abriga a Escola Municipal de Música - o Polo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos. Com cerca de 100 alunos, nove professores, com cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Módulo I (Iniciação Musical), Módulo II (Formação em Música) e Módulo III (Capacitação Profissional em Música). E ainda oferece cursos livres de violão.

Bernardo Monteverde (1912 – 1997)

Acervo de objetos pessoais de Bernardo MonteverdeAcervo de objetos pessoais de Bernardo Monteverde | Foto: Divulgação/Memorial Bernardo Monteverde

Bernardo Monteverde, filho de imigrantes europeus, nasceu em 1912 em Santa Catarina e, ainda criança, foi para o Rio de Janeiro. Sua biografia foi marcada pela persistência e pioneirismo e se consolidou como empresário consagrado na área de construção civil. Filantropo e humanista, também patrocinou vários projetos culturais.

Dentre suas ações na construção civil, destacou-se nas obras em Brasília, convocado por Juscelino Kubitschek e construindo inúmeros prédios no final da década de 50. O prédio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, abrigos e pontes do Parque Nacional de Itatiaia (RJ) e o aeroporto de Cuiabá (MT) também foram algumas das obras executadas pela Monteverde Engenharia.

Em sua trajetória profissional recebeu muitas homenagens e prêmios. Dentre eles, destacam-se o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, Cidadão Paraense, Cidadão Cuiabano, Cidadão Honorário de Teresópolis, Cidadão de Itabuna, Cidadão Petropolitano, Grã-Cruz da Ordem Cultural Bernardo Sayão, Pioneiro de Brasília, Amigo dos Bombeiros do Distrito Federal e Benemérito da Academia de Letras e Artes.

O Centro Cultural Bernardo Monteverde está instalado na sobreloja do Edifício 6 de Julho, na Av. Oliveira Botelho, 210, no bairro do Alto, em Teresópolis. Mais informações no (21) 2533-2000.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.