Escolas de samba de Nova Friburgo suspendem ensaios e eventos presenciais
Medida visa reduzir chance de contágio pelo coronavírus diante do aumento de casos no município

Diante do adiamento do Carnaval de Nova Friburgo, na Região Serrana, que foi remarcado para maio, e do aumento de casos da Covid-19 em janeiro, pelo menos três das quatro escolas de samba do Grupo Especial da cidade suspenderam ensaios e eventos carnavalescos neste mês.
No último dia 20, a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) anunciou que pediu às agremiações friburguenses que suspendessem ensaios e eventos presenciais, como forma de prevenção ao coronavírus.
“A realização do carnaval 2022 vai depender da redução e controle desta doença. Vamos colaborar para futuramente podermos comemorar”, disse a Liesbenf em nota publicada nas redes sociais.
A Liga, porém, ressaltou que a decisão final ficou a cargo das escolas e suas respectivas diretorias, e lembrou que “lugar de vacina é no braço”.
O Portal Multiplix fez um levantamento junto às agremiações para saber qual foi a escolha do comando das escolas. Confira abaixo o posicionamento de cada uma delas:
Alunos do Samba
A escola localizada no distrito de Conselheiro Paulino informou que suspendeu os ensaios desde o dia 7 de janeiro.
Imperatriz de Olaria
A agremiação do bairro Olaria informou que vai suspender os ensaios até que esteja mais seguro para o retorno.
Unidos da Saudade
A escola do bairro Ypu disse que apesar do decreto municipal permitir atividades com lotação controlada, a diretoria optou por parar as atividades na quadra.
Vilage no Samba
A agremiação do bairro Vilage informou que os ensaios estão suspensos desde a segunda semana de janeiro.
Entretanto, eventos particulares, que alugam a quadra, permanecem ocorrendo no local, tento como base o regramento do novo decreto.
Decreto municipal limita público em eventos
Desde o dia 14, está em vigor o decreto 1.281/22 que limita o número máximo de público em eventos privados realizados na cidade.
De acordo com a regra, eles podem ocorrer com 50% da capacidade de ocupação e limitando-se ao máximo de 300 pessoas.
Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que não foi registrada nenhuma irregularidade até o momento, e que as regras do decreto estão sendo fiscalizadas.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.