MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia do Trovador: conheça a história dos Jogos Florais em Friburgo; concurso é lançado nesta segunda

Edição deste ano vai comemorar 63 anos do evento e marca a volta das atividades presenciais na cidade

Por Nai Frossard
18/07/22 - 10:36
Dia do Trovador: conheça a história dos Jogos Florais em Friburgo; concurso é lançado nesta segunda As trovas podem ser lidas na principal praça de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Depois de dois anos sem atividades presenciais, os trovadores vão comemorar neste ano em grande estilo – próximo da estação das flores, a primavera – os 63 anos de atividade em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e os preparativos já começaram. A cidade, é considerada a cidade das trovas, por realizar, há décadas, os Jogos Florais, que reúnem trovadores de todo o país.

A presidente da União Brasileira de Trovadores na cidade, Elisabeth Souza Cruz, fala sobre a realização dos Jogos Florais neste ano:

Temos uma grande expectativa para o evento presencial este ano, porque, desde que começou a pandemia, todos os nossos concursos foram de forma online. Os Jogos Florais desse ano acontecerão em setembro e temos uma emoção a mais porque vamos realizar na véspera da primavera, quando o clima está agradável e os dias são mais bonitos.

O evento ainda nem começou e os organizadores já iniciam nesta segunda-feira, dia 18, Dia do Trovador, o lançamento de um novo concurso de trovas para o ano que vem. As inscrições ficam abertas até dezembro para a seleção das trovas dos Jogos Florais de 2023 – tradicionalmente comemorado em maio, mês de aniversário da cidade.

Nova Friburgo comemora 63 anos de trovas esse anoNova Friburgo comemora 63 anos de trovas esse ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A edição deste ano acontece entre os dias 9 e 11 de setembro, e Elisabeth explica que a programação ainda está sendo definida, considerando as atividades pontuais – como a “noite dos magníficos”, visita à praça dos trovadores e à fonte (localizada na Praça do Suspiro, ao lado do teleférico da cidade) e oração da Igreja de Santo Antônio.

Um dos mais recentes trovadores, como ele mesmo se denomina, é o jornalista Girlan Guilland. Ele disse que, apesar de acompanhar as atividades dos trovadores há muitos anos, somente no final do ano passado passou a se dedicar mais:

Estou envolvido com as trovas há uns dez anos, mas foi em novembro do ano passado que fui convidado para participar de uma homenagem ao cantor Benito de Paula, pelos 80 anos do artista. Depois disso, eu realmente me empolguei.

Girlan lembra que antes ele escrevia uma ou outra trova, mas “de brincadeira”, com o humor como tema. “Fiz um conjunto de trovas dedicadas ao Benito e foi um processo muito interessante. Agora o negócio ficou sério”, garantiu ele.

Evento de premiação dos trovadores em 2018Evento de premiação dos trovadores em 2018 | Foto: Jorge Plácido

Os jogos poéticos, que são conhecidos como trovas, surgiram na Roma antiga, em festas populares em homenagem à deusa das flores, Flora. Cada trova tem que seguir uma métrica de quatro versos, com sete sílabas em cada verso, rimando pelo menos o segundo com o quarto. É fundamental que a trova seja encerrada com um sentido completo.

Segundo a presidente da União Brasileira dos Trovadores (UBT) de Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz, o município tem atualmente cerca de 30 trovadores, que se reúnem regularmente na sala da Oficina Escola de Arte, no antigo Fórum, e na Praça dos Trovadores, ao lado da Igreja de Santo Antônio, na Praça do Suspiro.

Desde 2014, a trova foi considerada um patrimônio cultural imaterial do povo friburguense, decretado através da lei 4.345. Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições de um local, respeitando a história que deve ser transmitida para as gerações futuras.

Na década de 50, o poeta Luiz Otávio (1916-1977) reunia na sua casa, no Rio de Janeiro, um grupo de amigos para realizar pequenos saraus. Dessas conversas informais surgiu a ideia de uma coletânea de trovas, que Luiz Otávio lançou em 1956 pela Editora Vecchi, com o título de “Meus irmãos, os trovadores”.

Entre os amigos de Luiz Otávio, estavam os poetas J. G. de Araújo Jorge, Rodolpho Abbud e Zalkind Piatgorsky. Desse convívio, surgiu a ideia de realizar um concurso de trovas na cidade de Nova Friburgo, que prontamente batizaram com o nome de "Jogos Florais".

Com o tema “Amor”, a cidade realizou o 1º Jogos Florais de Nova Friburgo e recebeu mais de 2 mil trovas do Brasil e do exterior, em 1960. Quem gosta de lembrar da história do movimento dos trovadores é o jornalista Girlan:

O dia 18 de julho, Dia do Trovador é a data do nascimento de Luiz Octávio, que foi considerado o 'Príncipe dos Trovadores'. Nova Friburgo também tem o Dia Friburguense de Amor à Trova que é no dia 21 de outubro. Esse dia foi escolhido por conta da data de nascimento de um de nossos maiores trovadores locais, o radialista Rodolpho Abbud (1926 - 2013).

Girlan ressalta que os Jogos Florais da cidade foram realizados ininterruptamente por mais de 60 anos (parou somente durante a pandemia) e é considerado por trovadores de todo o país, como um Oscar das trovas. Ainda de acordo com ele, todo trovador considera uma consagração a participação no evento de Friburgo:

Não basta ser trovador, tem que ser classificado no concurso na cidade.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.