Considerada a segunda Bahia de Dorival Caymmi, Rio das Ostras faz homenagem ao músico
Filho mais novo, Danilo, contou ao Portal Multiplix sobre a relação da família com a cidade e também sobre a ligação com Friburgo
19/09/22 - 15:22

A brisa da Bahia soprará pela beira-mar de Rio das Ostras, na baixada litorânea do Rio de Janeiro, entre esta segunda-feira, dia 19, e domingo, 25, durante um evento que vai fazer uma homenagem a Dorival Caymmi.
A 'Semana Caymmi – nas ondas do mar, nas ondas do rádio', que estreia agora e tem previsão de entrar no calendário anual da cidade, inclui shows, palestras, oficinas, exposição e até um cortejo praiano.
Amor por Rio das Ostras
Anúncio de Caymmi para setor imobiliário em Rio das Ostras | Foto: Divulgação/Semana Caymmi
Nem todo mundo sabe, mas Caymmi teve uma casa em Rio das Ostras, na década de 1990, e considerava o lugar como a sua segunda Bahia.
O filho mais novo de Dorival Caymmi, Danilo, falou com o Portal Multiplix sobre algumas lembranças da casa de Rio das Ostras e revelou o motivo da relação da família com o lugar:
Minha mãe era uma ótima pescadora e se encantou com a cidade. A proximidade com o mar atraiu a família toda, meus tios e meus irmãos também tiveram casa em Rio das Ostras. Minha mãe gostava de pescar e papai amava muito o lugar.
Caymmi dizia que Rio das Ostras era a sua segunda Bahia | Foto: Divulgação/Semana Caymmi
Além do litoral, Danilo Caymmi também mantém uma ligação com a Região Serrana do Rio: a filha Juliana mora perto de Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Além disso, ele tem como parceiro o músico Claudio Nucci (que mora na cidade), com quem se apresenta no fim deste mês em Salvador.
Danilo Caymmi com o pai: muitas lembranças em seus shows | Foto: Acervo/Danilo Caymmi
Danilo tem alguns shows prontos, que ele se apresenta pelo Brasil e pelo mundo. Um deles se chama 'Viva Caymmi', onde canta sucessos do pai.
O show é intercalado por algumas narrações de acontecimentos interessantes em torno da figura de Dorival Caymmi. São lembranças, curiosidades e momentos que revelam diversas fases da vida do artista.
Uma das histórias que eu gosto mais é sobre o primeiro sucesso do papai. Ele era muito novo e foi chamado para mostrar uma música para Carmem Miranda, que, num primeiro momento, não tinha gostado da música. Mas quando ela conheceu ele de perto, mudou tudo.
Ele conta que a apresentação da música 'O que que a baiana tem?' teve a participação ativa do pai. Dorival Caymmi esteve presente em toda a elaboração do figurino de Carmem Miranda, como lembrou Danilo, com balangandãs e muitas cores.
Frutas na cabeça, saias rodadas e muitos colares eram a composição da indumentária da primeira brasileira a lançar moda internacionalmente, a partir de uma música de um baiano ilustre que se tornou sucesso mundial.
A programação em Rio das Ostras
O evento lançado nesta segunda-feira, 19, em Rio das Ostras, foi idealizado por Daniela Name e Leonardo Lichote.
A exposição imersiva sobre Dorival Caymmi foi criada a partir do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro. Stella, neta de Caymmi, faz palestra na quinta, 22, e Dori, filho do artista, faz show no sábado, dia 24.
Dori Caymmi faz show no sábado, dia 24 | Foto: Divulgação/Semana Caymmi
Além disso, a programação conta com oficinas de canto e de artes, uma mostra de cinema com diversos filmes, tendo Dorival como figura central e um cortejo pelas ruas da cidade para celebrar o compositor baiano e sua relação com a cidade.
O projeto nasceu do acervo do MIS, sobre o qual foi pensada a exposição, como informou um dos idealizadores do evento, Leonardo Lichote. É a exposição que ancora toda a Semana Caymmi. Lichote acrescenta:
O arquivo do compositor, que está sob os cuidados do museu, revela sua grandeza de uma perspectiva íntima, com cartas, recortes de jornal, manuscritos, imagens familiares. É esse olhar, próximo e profundo, que buscamos para o evento como um todo. Caymmi permite que possamos ver muito da alma brasileira.
Foto do álbum de família cedida ao Portal Multiplix por Danilo Caymmi | Foto: Arquivo pessoal/Danilo Caymmi
Daniela Name, co-idealizadora da Semana Caymmi, diz que toda a programação busca a participação do público de Rio das Ostras e dos visitantes nos shows na Concha Acústica e no Cortejo Praiano, na orla e nas ruas do Centro.
Todas as ações pensadas se interligam, proporcionando ao público uma imersão na vida e na obra do homenageado.
O projeto, contemplado no edital Expomis - Cultura, Educação e Memória, do Museu da Imagem e do Som, conta com patrocínio do MIS RJ e o apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Mostra de Cinema
Local: Fundação Rio das Ostras de Cultura - av. Cristóvão Barcelos, 109
Datas e horários: dia 19, segunda-feira, (20h), dia 20, terça-feira, (20h), dia 21, quarta-feira, (20h), dia 22, quinta-feira, (15h30), dia 23, sexta-feira (15h30) e dia 24, sábado (14h)
Palestras
Local: Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro - Praça José Pereira Câmara, s/nº
Stella Caymmi - Caymmi e a bossa nova - dia 22, quinta-feira (18h)
Henrique Dantas - A negritude em Caymmi - dia 23, sexta-feira (18h)
Eucanaã Ferraz - O imaginário baiano a partir do cancioneiro - dia 24, sábado (16h)
Shows
Local: Concha acústica - av. Cristóvão Barcelos - Boca da Barra
Alice Passos - dia 23, sexta-feira (19h30)
Dori Caymmi - dia 24, sábado (18h30)
Exposição
Local: Casa de Cultura de Rio das Ostras Bento Costa Júnior - rua Bento Costa Júnior, 70
Abertura: dia 22, quinta-feira (20h)
Data: entre 23 de setembro e 23 de outubro - de segunda a sábado
Horário: segunda a sexta (9h às 18h) e sábados (13h às 18h)
Oficinas
Local: Casa de Cultura de Rio das Ostras Bento Costa Júnior - rua Bento Costa Júnior, 70
Oficina musical de Alice Passos - dias 22 e 23, quinta e sexta-feira (11h às 13h)
Oficina Maré Caymmi para crianças entre 8 e 12 anos, com Daniela Name e Karla Pessoa - dia 24, sábado (11h às 13h)
Cortejo
Concentração: Praia Boca da Barra
Data: 25 de setembro, domingo (9h)
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.