MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Considerada a segunda Bahia de Dorival Caymmi, Rio das Ostras faz homenagem ao músico

Filho mais novo, Danilo, contou ao Portal Multiplix sobre a relação da família com a cidade e também sobre a ligação com Friburgo

Por Nai Frossard
19/09/22 - 15:22
Considerada a segunda Bahia de Dorival Caymmi, Rio das Ostras faz homenagem ao músico Shows, exposição, palestras, oficinas, mostra de cinema e um cortejo na Semana Caymmi | Foto: Divulgação/Semana Caymmi

A brisa da Bahia soprará pela beira-mar de Rio das Ostras, na baixada litorânea do Rio de Janeiro, entre esta segunda-feira, dia 19, e domingo, 25, durante um evento que vai fazer uma homenagem a Dorival Caymmi.

A 'Semana Caymmi – nas ondas do mar, nas ondas do rádio', que estreia agora e tem previsão de entrar no calendário anual da cidade, inclui shows, palestras, oficinas, exposição e até um cortejo praiano.

Amor por Rio das Ostras

Anúncio de Caymmi para setor imobiliário em Rio das OstrasAnúncio de Caymmi para setor imobiliário em Rio das Ostras | Foto: Divulgação/Semana Caymmi

Nem todo mundo sabe, mas Caymmi teve uma casa em Rio das Ostras, na década de 1990, e considerava o lugar como a sua segunda Bahia.

O filho mais novo de Dorival Caymmi, Danilo, falou com o Portal Multiplix sobre algumas lembranças da casa de Rio das Ostras e revelou o motivo da relação da família com o lugar:

Minha mãe era uma ótima pescadora e se encantou com a cidade. A proximidade com o mar atraiu a família toda, meus tios e meus irmãos também tiveram casa em Rio das Ostras. Minha mãe gostava de pescar e papai amava muito o lugar.

Caymmi dizia que Rio das Ostras era a sua segunda BahiaCaymmi dizia que Rio das Ostras era a sua segunda Bahia | Foto: Divulgação/Semana Caymmi

Além do litoral, Danilo Caymmi também mantém uma ligação com a Região Serrana do Rio: a filha Juliana mora perto de Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Além disso, ele tem como parceiro o músico Claudio Nucci (que mora na cidade), com quem se apresenta no fim deste mês em Salvador.

Danilo Caymmi com o pai: muitas lembranças em seus showsDanilo Caymmi com o pai: muitas lembranças em seus shows | Foto: Acervo/Danilo Caymmi

Danilo tem alguns shows prontos, que ele se apresenta pelo Brasil e pelo mundo. Um deles se chama 'Viva Caymmi', onde canta sucessos do pai.

O show é intercalado por algumas narrações de acontecimentos interessantes em torno da figura de Dorival Caymmi. São lembranças, curiosidades e momentos que revelam diversas fases da vida do artista.

Uma das histórias que eu gosto mais é sobre o primeiro sucesso do papai. Ele era muito novo e foi chamado para mostrar uma música para Carmem Miranda, que, num primeiro momento, não tinha gostado da música. Mas quando ela conheceu ele de perto, mudou tudo.

Ele conta que a apresentação da música 'O que que a baiana tem?' teve a participação ativa do pai. Dorival Caymmi esteve presente em toda a elaboração do figurino de Carmem Miranda, como lembrou Danilo, com balangandãs e muitas cores.

Frutas na cabeça, saias rodadas e muitos colares eram a composição da indumentária da primeira brasileira a lançar moda internacionalmente, a partir de uma música de um baiano ilustre que se tornou sucesso mundial.

A programação em Rio das Ostras

O evento lançado nesta segunda-feira, 19, em Rio das Ostras, foi idealizado por Daniela Name e Leonardo Lichote.

A exposição imersiva sobre Dorival Caymmi foi criada a partir do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro. Stella, neta de Caymmi, faz palestra na quinta, 22, e Dori, filho do artista, faz show no sábado, dia 24.

Dori Caymmi faz show no sábado, dia 24Dori Caymmi faz show no sábado, dia 24 | Foto: Divulgação/Semana Caymmi

Além disso, a programação conta com oficinas de canto e de artes, uma mostra de cinema com diversos filmes, tendo Dorival como figura central e um cortejo pelas ruas da cidade para celebrar o compositor baiano e sua relação com a cidade.

O projeto nasceu do acervo do MIS, sobre o qual foi pensada a exposição, como informou um dos idealizadores do evento, Leonardo Lichote. É a exposição que ancora toda a Semana Caymmi. Lichote acrescenta:

O arquivo do compositor, que está sob os cuidados do museu, revela sua grandeza de uma perspectiva íntima, com cartas, recortes de jornal, manuscritos, imagens familiares. É esse olhar, próximo e profundo, que buscamos para o evento como um todo. Caymmi permite que possamos ver muito da alma brasileira.

Foto do álbum de família cedida ao Portal Multiplix por Danilo CaymmiFoto do álbum de família cedida ao Portal Multiplix por Danilo Caymmi | Foto: Arquivo pessoal/Danilo Caymmi

Daniela Name, co-idealizadora da Semana Caymmi, diz que toda a programação busca a participação do público de Rio das Ostras e dos visitantes nos shows na Concha Acústica e no Cortejo Praiano, na orla e nas ruas do Centro.

Todas as ações pensadas se interligam, proporcionando ao público uma imersão na vida e na obra do homenageado.

O projeto, contemplado no edital Expomis - Cultura, Educação e Memória, do Museu da Imagem e do Som, conta com patrocínio do MIS RJ e o apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Mostra de Cinema

  • Local: Fundação Rio das Ostras de Cultura - av. Cristóvão Barcelos, 109

  • Datas e horários: dia 19, segunda-feira, (20h), dia 20, terça-feira, (20h), dia 21, quarta-feira, (20h), dia 22, quinta-feira, (15h30), dia 23, sexta-feira (15h30) e dia 24, sábado (14h)

Palestras

  • Local: Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro - Praça José Pereira Câmara, s/nº

  • Stella Caymmi - Caymmi e a bossa nova - dia 22, quinta-feira (18h)

  • Henrique Dantas - A negritude em Caymmi - dia 23, sexta-feira (18h)

  • Eucanaã Ferraz - O imaginário baiano a partir do cancioneiro - dia 24, sábado (16h)

Shows

  • Local: Concha acústica - av. Cristóvão Barcelos - Boca da Barra

  • Alice Passos - dia 23, sexta-feira (19h30)

  • Dori Caymmi - dia 24, sábado (18h30)

Exposição

  • Local: Casa de Cultura de Rio das Ostras Bento Costa Júnior - rua Bento Costa Júnior, 70

  • Abertura: dia 22, quinta-feira (20h)

  • Data: entre 23 de setembro e 23 de outubro - de segunda a sábado

  • Horário: segunda a sexta (9h às 18h) e sábados (13h às 18h)

Oficinas

  • Local: Casa de Cultura de Rio das Ostras Bento Costa Júnior - rua Bento Costa Júnior, 70

  • Oficina musical de Alice Passos - dias 22 e 23, quinta e sexta-feira (11h às 13h)

  • Oficina Maré Caymmi para crianças entre 8 e 12 anos, com Daniela Name e Karla Pessoa - dia 24, sábado (11h às 13h)

Cortejo

  • Concentração: Praia Boca da Barra

  • Data: 25 de setembro, domingo (9h)

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.