MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da Região dos Lagos comemoram "Dia do Pescador" através da arte

Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio criaram programação para celebrar a data

Por Juan Rodriguez
30/06/21 - 14:41
Cidades da Região dos Lagos comemoram "Dia do Pescador" através da arte Escultura Os Três Pescadores, em Armação dos Búzios | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No dia 29 de junho, é comemorado o "Dia de São Pedro", padroeiro dos pescadores. Por conta disso, a data também virou um símbolo para esses trabalhadores. E para homenagear a pesca artesanal, prática tradicional e histórica na Região dos Lagos, as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio usaram a arte para celebrar a ocasião.

Em Búzios, a exposição "Heróis do mar" está presente no Espaço Zanine. Segundo a Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, o objetivo é resgatar a história da pesca artesanal do município. Neste ano, por causa da pandemia, a festa dos pescadores não aconteceu. No entanto, a missa de São Pedro ocorreu na Igreja de Sant'Anna na noite desta terça-feira, 29.

"Esse ano não teremos a tradicional festa do Morro da Igreja, na Praça dos Pescadores. Mas estamos esperançosos para estarmos unidos novamente o mais breve possível", comentou o secretário Romano Lorenzi.

Já a Superintendência de Cultura de Arraial do Cabo lançou nesta terça-feira, 29, a exposição "Redes Essenciais", com 40 fotografias em preto e branco que retratam o cotidiano dos pescadores artesanais. Uma missa também foi celebrada na Marina dos Pescadores. As obras serão levadas para o Cras de Figueira, onde ficarão expostas por duas semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com visitação gratuita.

A Prefeitura de Cabo Frio reinaugurou o Monumento do Pescador em cerimônia nesta terça-feira, 29. A escultura de 1,60 m feita em bronze, que estava instalada há mais de 30 anos em frente à subida do Morro da Guia, foi transferida para o calçadão do Canal Itajuru, em um local mais visível.

O monumento foi construído em 1982 e, segundo o secretário adjunto de Planejamento, Sérgio Nogueira, estava bem preservado, mas passou por uma limpeza. Membros da Colônia de Pescadores da cidade estiveram presentes na solenidade, que também contou com uma procissão e atividades culturais organizadas por artistas de Cabo Frio.

Prefeitura de Cabo Frio reinaugurou o Monumento do Pescador em cerimônia nesta terça-feira, 29Prefeitura de Cabo Frio reinaugurou o Monumento do Pescador em cerimônia nesta terça-feira, 29 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.