MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Carnaval 2022: conheça os friburguenses que fazem história no maior espetáculo do mundo no RJ e SP

Há menos de um mês para a folia, artistas estão empolgados com a proximidade da festa

Por Natalia Amorim
25/03/22 - 09:27
Carnaval: conheça os friburguenses que fazem história no maior espetáculo do mundo no RJ e SP Falta menos de um mês para os desfiles das escolas do Rio e São Paulo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A festa mais famosa do planeta estará de volta este ano. O imenso e exuberante espetáculo que, tradicionalmente, começa 40 dias antes da Páscoa e perdura por cinco dias, teve suas exceções em função da pandemia nos últimos dois anos, a contragosto de muita gente. Ninguém poderia imaginar que a última celebração do Carnaval seria em 2020 e que somente dois anos depois, e com datas fora do calendário oficial, é que se poderia festejar novamente.

Rio de Janeiro e São Paulo são, sem sombra de dúvida, as duas grandes cidades de maior peso na realização do Carnaval, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios.

E neste cenário, estão cada vez mais em evidência, artistas de diversos segmentos do samba de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que emprestam seu talento e carisma às agremiações destas cidades e ainda levam o nome de sua terra natal às grandes capitais.

O Portal Multiplix conversou, com exclusividade, com algumas dessas personalidades a respeito do Carnaval 2022. Confira:

Carnavalesco

Jorge Freitas fez carreira como carnavalesco em São Paulo, onde está há 20 anosJorge Freitas fez carreira como carnavalesco em São Paulo, onde está há 20 anos | Foto: Jorge Freitas/Arquivo pessoal

Jorge Freitas, mais conhecido como Jorginho, iniciou a trajetória como carnavalesco em um bloco de enredo no distrito de Amparo, em Nova Friburgo, passou pelo litoral do estado, Rio e chegou há São Paulo, onde está há 20 anos. Lá se consagrou e conquistou alguns títulos importantes, como o bicampeonato na Gaviões da Fiel, no Grupo Especial.

Ao todo, Jorginho coleciona 16 campeonatos. Hoje, ele é orientador da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP).

O mundo dá oportunidades pra a gente fazer coisas boas. Então, a gente tem que ir passando pra frente, mas nunca esquecendo das origens, né? Pra mim, o Carnaval é em fevereiro, quando as pessoas podem se fantasiar, pular em blocos de rua. O que vamos fazer agora em abril é desfiles de escolas de samba, mas que, sem dúvida, podem ser feitos em qualquer época. Estou confiante de que teremos grandes eventos.

Diretor musical

Evandro Malandro está como diretor musical da Grande RioEvandro Malandro está como diretor musical da Grande Rio | Foto: Evandro Malandro/Arquivo pessoal

Evandro Malandro é um dos mais premiados intérpretes do Carnaval de Nova Friburgo. Passou pela Alunos do Samba, Vilage no Samba, Unidos da Saudade, Raio de Luar, Globo de Ouro e Unidos do Imperador. Sua trajetória foi além e Evandro também passou por algumas agremiações de São Paulo e Rio de Janeiro, até chegar à Grande Rio, onde está desde 2014 e, atualmente, é diretor musical.

Ele ganhou o prêmio Estandarte de Ouro do Carnaval de 2020, o mais antigo e importante prêmio extraoficial do Carnaval carioca, conhecido como o “Oscar do samba”.

A responsabilidade de ser um Estandarte de Ouro é grande, porque a escola e a comunidade depositam muita confiança em mim, mas reitero que estou preparado e que muitas surpresas virão na Sapucaí. Ter passado pela Campesina Friburguense, estudado bastante sobre música e passado por várias escolas de samba me ajudou a chegar até aqui. E hoje esse retorno do Carnaval é muito importante para o sambista e, sem dúvida, para a economia do Rio de Janeiro. Estou confiante de que este vai ser o dito Carnaval dos Carnavais.

Compositor

Devid Gonçalves é um dos compositores que assinam a letra do samba da Viradouro este anoDevid Gonçalves é um dos compositores que assinam a letra do samba da Viradouro este ano | Foto: Devid Gonçalves/Arquivo pessoal

Devid Gonçalves é um nome que muito se ouviu falar na cidade, do fim do ano passado para este, por fazer parte da composição do samba da atual campeã do Carnaval carioca, a Unidos do Viradouro. Ele também integra os sambas da Tradição e Feitiço, escolas do grupo de acesso do Rio de Janeiro, e já compôs para a Unidos da Saudade, Imperatriz, Alunos do Samba e Raio de Luar, em Nova Friburgo. Hoje, representar o município na Sapucaí é um sonho realizado.

Ainda mais quando se fala em Viradouro, que é uma escola que veio para brigar pelo título novamente, e ainda trás no enredo deste ano a história de um Carnaval pós-pandemia, no século 19. Então, a expectativa é que este seja, realmente, o maior Carnaval de todos os tempos, mesmo sendo fora de época. E, com certeza, trará impactos muito positivos para a nossa economia, que tanto precisa.

Intérprete oficial

Além de ser um dos intérpretes da Viradouro, Guto também empresta a voz para a Unidos de Padre MiguelAlém de ser um dos intérpretes da Viradouro, Guto também empresta a voz para a Unidos de Padre Miguel | Foto: Guto Intérprete/Arquivo pessoal

Guto Intérprete já traz no nome a sua função. Em Nova Friburgo, já entoou sua voz nas quadras da Vilage no Samba, Unidos da Saudade e Raio de Luar. Atualmente, ele integra o time de intérpretes do carro de som da Unidos do Viradouro e se tornou, este ano, a voz oficial da Unidos de Padre Miguel, escola de acesso do Rio de Janeiro.

Poder levar na bagagem a formação do nosso Carnaval local é algo que muito me envaidece e faço questão de reiterar a cada oportunidade que tenho. Somos uma cidade que respira samba! Este ano, a preparação se tornou mais longa e cansativa com esse adiamento dos desfiles para abril. Ganhamos mais três meses, porém o desafio é manter a mente e o corpo motivados, porque a carga de ensaios é enorme e muito desgastante.

Intérprete carro de som

Kaisso é um dos intérpretes da Grande RioKaisso é um dos intérpretes da Grande Rio | Foto: Kaisso/Arquivo pessoal

Kaisso é intérprete e um dos pioneiros na representação do município na capital carioca. Há 20 anos, ele é intérprete oficial da Imperatriz de Olaria, em Nova Friburgo e já passou por grandes agremiações do Rio, como: Mocidade, Viradouro e Porto da Pedra. Ele recebeu há três anos um convite para ser um dos intérpretes do carro de som da Grande Rio, onde está até hoje.

É maravilhoso e gratificante demais, nesse meio artístico, ter espaço e ser reconhecido. Tenho certeza que Friburgo tem uma grande fartura de talentos nesse segmento, que é o Carnaval, temos muita gente qualificada em praticamente todos os setores. E a ansiedade está a mil para este Carnaval, que é muito especial, pois poderemos celebrar a vida na avenida, enquanto, infelizmente, muitas se foram.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.