MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Academia Friburguense de Letras tem nova integrante

Escritora Isabelle Sarruf assume a cadeira de número 16 da AFL

Por Sara Schuabb
12/03/19 - 11:47
Academia Friburguense de Letras tem nova integrante A friburguense Isabelle Sarruf passa ocupar a cadeira 16 da Academia Friburguense de Letras | Foto: Thalles Kadett

No mês de celebração das mulheres, a Academia Friburguense de Letras (AFL) empossou, no último sábado, 9 de março, a escritora Isabelle Sarruf, de 30 anos, como membro da cadeira 16, em homenagem ao Patrono Gonçalves Dias, poeta indianista, célebre da primeira geração romântica da literatura brasileira. Antes, a escritora ocupava a cadeira 4-A, do Patrono Luiz de Gonzaga Malheiros, na categoria jovem.

Isabelle conta que teve como inspiração em sua carreira combinações de obras de Raquel de Queiroz e Sidney Sheldon. Ela já compôs Juízo e Desejo Oculto, romances com mais de 200 páginas, teve um texto publicado no segundo volume do livro Nova Friburgo, Contos, Crônicas e Declarações de Amor e, no momento, está trabalhando em seu terceiro romance chamado provisoriamente de Fênix. Também tem um canal no YouTube onde apresenta livros para instigar, principalmente, os jovens à leitura.

“Com 14 anos de idade fazia umas poesias, depois, com 15, fui me aventurar na narrativa longa, e, agora, aos 30, estou trabalhando em mais um romance”, conta.

A escritora acredita que, com o anexo voltado para o jovem, a Academia vem abrindo portas e janelas para a juventude local interessada em literatura e escrita. “O meu trabalho, sendo reconhecido e me aprovarem como imortal, é uma importante conquista para a juventude. Tenho apenas 30 anos, a mais jovial do interior do estado e fui imortalizada pela academia”, diz.

Em seu discurso de posse, Isabelle ressaltou a importância cultural da AFL e a honra de ocupar uma cadeira na instituição. “A literatura profunda de sabedoria é simples, sobrevive ao tempo, e o seu ensinamento é imortal. A dança das canetas não é somente o retrato de uma visão particular ou generalista. É mais do que isso! Ao passar das reflexões registra um tempo, um momento, uma dor, um amor, um conceito, um certo meio errado, um errado meio certo. Ela não é boa ou ruim, melhor ou pior. Ao contrário, a escrita é libertadora, salvadora e linda em todos os seus encantos”.

Os ocupantes antecessores da cadeira 16 foram os escritores José Batista dos Santos e Dilva Maria de Moraes, educadora e célebre poeta.

A Academia

Desde 1947, Nova Friburgo tem em funcionamento a Academia Friburguense de Letras, que é um espaço de referência que vem incentivando a atividade literária, educativa e cultural na cidade, reunindo cerca de 40 escritores, poetas, professores e jornalistas locais.

De acordo o presidente da AFL, Alberto Wermelinger, para a escolha de um novo integrante é publicado um edital de seleção e os critérios seguem um estatuto. São eles: que o candidato seja de Nova Friburgo, que tenha no mínimo dois livros publicados e que a pessoa tenha atuação ativa na Academia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.