MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Volume de chuva em julho ficou 65% abaixo do normal na Região Serrana do Rio

Informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) corresponde às cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Santa Maria Madalena e Cordeiro

Por Matheus Oliveira
01/08/19 - 10:58
Volume de chuva em julho ficou 65% abaixo do normal na Região Serrana do Rio Falta de chuva marcou o mês de julho na serra fluminense | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

O mês de julho ficou marcado pela estiagem na Região Serrana do Rio. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva nas cidades da serra fluminense, onde a instituição tem estações (Nova Friburgo, Teresópolis, Santa Maria Madalena e Cordeiro), ficou, em média, 65% abaixo do esperado.

Segundo o Inmet, em Nova Friburgo choveu 17,6mm durante o sétimo mês do ano, o que corresponde a um déficit de 63,7% em relação ao volume médio esperado, que era 48,5mm.

Já em Teresópolis, choveu 14mm. O volume normal para o mês é de 40,5 milímetros. Dessa forma, a precipitação em julho ficou 65,4% abaixo do esperado. Na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), também em Teresópolis, onde o Inmet mantém uma estação meteorológica, choveu 32,2mm, mas o volume médio para o período é de 89,1mm, o que resultou em um déficit de 63,9%.

Em Cordeiro, o volume de precipitação foi de 10,5mm diante de um padrão de 20,7mm. O registro ficou 49,3% abaixo do estimado.

Já em Santa Maria Madalena, ocorreu a maior média de estiagem, ou seja, a diferença entre o volume registrado e o esperado para julho. No município da serra fluminense, registrou-se 11,6mm de chuva enquanto o esperado era 48,5mm. A média ficou 76,1% abaixo do esperado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nova Friburgo registra 46 queimadas em julho

Número de queimadas em Friburgo quase dobra no primeiro semestre

Agosto chegou! O que esperar do clima da Região Serrana no oitavo mês do ano?


De acordo com Marlene Leal, meteorologista do Inmet, períodos de grande estiagem como esse não são comuns.

“O inverno é o período menos chuvoso em comparação às outras estações do ano. Este grande déficit de chuva pode acontecer. Não é uma anormalidade tão grande. Mesmo assim, o normal é que o acúmulo de precipitações fique próximo do volume esperado. Os meses de julho e agosto, historicamente, são os mais secos do ano. A estiagem faz com que os mananciais dos rios fiquem mais baixos, apesar de a gente não ter tido problemas em relação a falta de água na maior parte da Região Serrana. Esperamos que em agosto, o volume de chuva fique dentro do esperado ou um pouco abaixo”, diz.

Média de temperatura em julho

Durante o mês de julho, segundo o Inmet, as temperaturas ficaram dentro do esperado, com os termômetros variando entre 6,8ºC e 24,7ºC. As temperaturas mínimas e máximas médias do período foram:

  • Teresópolis - 11,5ºC/22,3ºC

  • Nova Friburgo - 6,8ºC/19,9ºC

  • Cordeiro - 11,5ºC/24,7ºC

  • Santa Maria Madalena - 9,2ºC/23,7ºC

Previsão para agosto

Agosto também será marcado por pouca chuva, tardes quentes e noites frias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista do instituto, Marlene Leal, o clima será dentro do esperado para o mês. As temperaturas mínimas e máximas médias devem ser de 12ºC e 23ºC, em Teresópolis, e de 9ºC e 21ºC, em Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.