MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis é alvo de 74ª fase da Operação Lava Jato nesta quinta-feira

Cidade teve três locais com mandados de busca e apreensão em investigação que apura suspeitas de fraudes em operações cambiais

Por Redação Multiplix
10/09/20 - 13:15
Teresópolis é alvo de 74ª fase da Operação Lava Jato nesta quinta-feira Operação Lava Jato realizou três mandados de busca e apreensão em Teresópolis nesta quinta | Foto: Reprodução/Polícia Federal

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, teve três locais como alvos de busca e apreensão durante a 74ª Fase da Operação Lava Jato, denominada SOVRAPPREZZO, nesta quinta-feira, dia 10 de setembro.

A operação da Polícia Federal que investiga a suspeita de fraudes cambiais ocorreu em conjunto com o Ministério Público Federal. Esta fase da Lava Jato é um desdobramento da 61ª Fase, chamada de Disfarces de Mamon.

Além das três buscas em Teresópolis, segundo a PF, cerca de 110 policiais federais também cumpriram outros 22 mandados de buscas e apreensão (seis em São Paulo e 16 na cidade do Rio de Janeiro).

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Polícia Federal para saber mais detalhes dos mandados realizados na cidade da Região Serrana, mas ainda não teve resposta.

De acordo com a PF, não há cumprimento de mandados de prisão. A Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros dos investigados em contas no Brasil e no exterior, até o limite de 97 milhões e 65 mil reais.

Entenda o caso

A operação tem como objetivo aprofundar as investigações de um esquema de prováveis fraudes em operações de câmbio comercial, contratadas pela Petrobras com um banco situado em São Paulo, cujas transações de compra e venda de moeda estrangeira totalizariam mais de 7 bilhões de reais no período entre 2008 e 2011, além de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e associação ou organização criminosa.

O esquema consistiria em sobretaxar as operações acima dos valores de mercado para inflar o spread (lucro) do banco, mediante possível pagamento de propina para operadores da empresa pública a ser dividida com empregados da instituição financeira, paga em troca do direcionamento dos negócios cambiais para o referido banco.

Estima-se que o prejuízo para os cofres públicos pode chegar a mais de 18 milhões de dólares.

As investigações visam ainda comprovar a prática de lavagem de dinheiro praticadas pelos investigados, seja através de movimentação de valores no Brasil e no exterior, mediante o uso de off shores (nome comum dado às empresas e contas bancárias abertas em territórios onde há menor tributação para fins lícitos), subfaturamento na aquisição de imóveis e negócios, interposição de pessoas em movimentações de capitais, utilização de contratos fictícios de prestação de serviços firmados entre o banco e empresas dos colaboradores envolvidos, assim como o grau do vínculo associativo mantido por todos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.