MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis cancela exigência do CPF para entrar em estabelecimentos

Medida foi adotada em maio. Porém, algumas restrições continuam valendo

Por Redação Multiplix
14/08/20 - 15:08
Teresópolis cancela exigência do CPF para entrar em estabelecimentos Recomendação é para sair de casa apenas para atividades inadiáveis | Foto: Isadora Jaron

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, revogou a exigência do CPF para acessar os estabelecimentos. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial Eletrônico de quinta-feira, 13, através do Decreto Municipal 5.351/2020, assinado pelo prefeito Vinicius Claussen.

O rodízio de CPF, em que o dígito final do documento servia de critério para a pessoa poder circular nas ruas, segundo os dias pares e ímpares, foi implantado em Teresópolis no mês de maio, junto com o primeiro estágio do lockdown.

“O Gabinete de Crise lançou o lockdown parcial com o rodízio de CPF em maio e a medida logo se mostrou bastante efetiva. Tanto que a redução do número de pessoas em circulação fez com que Teresópolis registrasse um dos maiores índices de isolamento social no estado do Rio de Janeiro. Alertamos que o rodízio de CPF acabou, mas isso não significa que está tudo liberado, até porque todas as demais medidas de restrição e prevenção nos estabelecimentos seguem em vigor. A regra de ouro é, se possível, só sair quando necessário e usando sempre as máscaras. Para vencer o coronavírus precisamos da colaboração de todos. Apenas juntos venceremos o coronavírus”, orientou Vinicius.

O decreto também permite que hotéis e pousadas tenham até 70% da ocupação e aumenta as linhas de ônibus intermunicipais em circulação, até o próximo dia 24 de agosto. Ainda segundo o documento, todas as autorizações e restrições de funcionamento em vigor ficam mantidas, seguindo o plano de retomada responsável e gradual das atividades econômicas, coordenado pelo Gabinete de Crise.

Confira

  • Uso obrigatório de máscaras em locais públicos, na prática de atividades esportivas em espaços públicos, em ônibus, vans, táxis, veículos de transporte por aplicativo e carros particulares, ficam mantido. Além disso, as atividades autorizadas a funcionar, devem manter as regras gerais de convivência e as específicas de cada setor, conforme decretos anteriores.

  • Entretanto, continua proibido a permanências nas praças. A recomendação ainda é para sair de casa apenas para atividades inadiáveis, como trabalho, compras, serviços de saúde e atendimento nas atividades essenciais permitidas.

Fim do rodízio de CPF

  • Acesso a estabelecimentos comerciais e a repartições públicas está liberado, porém, respeitando as medidas restritivas, como a limitação do número de pessoas nos estabelecimentos, distanciamento em filas de espera, oferta de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, etc.

Hotéis, pousadas e pensões

  • Decreto amplia para 70% o limite de ocupação nesses locais, com check-in dos hóspedes de forma on-line, por aplicativos ou formulários, e o cumprimento obrigatório de regras sanitárias específicas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

  • O documento mantém suspenso as hospedagens que forem realizadas através de aplicativos de aluguel de quartos, de apartamentos ou de sítios para temporadas e afins.

Transporte intermunicipal

  • Agora, as linhas de ônibus intermunicipais autorizadas a funcionar a partir das 5h, são: Rio de Janeiro x Teresópolis, Castelo x Teresópolis, Barra da Tijuca x Teresópolis, Niterói x Teresópolis, Magé x Teresópolis, Guapimirim x Teresópolis, Petrópolis x Teresópolis, Nova Friburgo x Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto x Teresópolis, Sapucaia x Teresópolis, Rio das Ostras x Teresópolis e Carmo x Teresópolis.

Acesso à Teresópolis

  • Segundo o decreto, só será permitida a entrada de moradores, proprietários de imóveis na cidade e pessoas que trabalham no município; hóspedes com comprovante de agendamento ou reserva; fornecedores da Administração Municipal e participantes de procedimentos licitatórios; profissionais da área de saúde e assistentes sociais; responsáveis pelo abastecimento de materiais, insumos e commodities de todos os setores, principalmente, de saúde, alimentação, limpeza e de higiene.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.