MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vinicius Claussen: “Não queremos chegar ao ponto de escolher quem morre e quem vive”

Com 100% dos leitos ocupados, Teresópolis decreta lockdown; medida passa a valer na sexta-feira, 15. Primeiro estágio contará com 16 equipes de fiscalização e quem descumprir as regras poderá ser multado

Por Isadora Jaron
13/05/20 - 10:54
Vinicius Claussen: “Não queremos chegar ao ponto de escolher quem morre e quem vive” Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, anunciou implementação de lockdown no município | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, terá o primeiro estágio do lockdown a partir desta sexta-feira, 15, de acordo com o decreto 5.292/2020, assinado pelo prefeito Vinicius Claussen. Serão 16 equipes que vão fiscalizar o cumprimento da determinação, podendo autuar com multa sanitária quem estiver desrespeitando as medidas.

As informações foram divulgadas pelo prefeito Vinicius Claussen e o vice-prefeito Ari Boulanger, em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite de terça-feira, 12.

A decisão do Gabinete de Crise de estabelecer o primeiro estágio do lockdown leva em consideração o número elevado de casos, o grande volume de pessoas nas ruas e a lotação máxima dos leitos de clínica médica e UTI, chegando a 100% no sábado, 9. De acordo com o prefeito, a medida drástica busca o equilíbrio no controle da disseminação do novo coronavírus.

“Não queremos chegar ao ponto de escolher quem morre e quem vive. A atitude de cada cidadão é determinante para colhermos resultados benéficos para toda a nossa sociedade. Se não fizermos o nosso movimento pessoal, esse vírus é capaz de colapsar a saúde, economia, questão social e a política. Essas quatro dimensões precisam estar em equilíbrio”, destacou o prefeito na live.

O lockdown vai funcionar através dos últimos dígitos do CPF da pessoa. A circulação leva em conta os dias pares e ímpares, assim como os números do documento.

“Decidimos criar um critério de rodízio pelo CPF das pessoas. O dígito final do CPF que é par, poderá circular nas ruas nos dias pares. O final de CPF ímpar poderá circular nas ruas nos dias ímpares. O final do CPF com 00 nós estamos considerando que seja par”, explicou o prefeito.

As primeiras 48 horas do lockdown, de sexta-feira, 15, a domingo, 17, vão ser de orientação das equipes de fiscalização, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Quem descumprir o decreto, poderá pagar multas sanitárias, a partir de segunda-feira, 18.

“Queremos ganhar tempo para aumentar a estrutura de leitos na cidade e reduzir a movimentação das ruas para que as atividades econômicas possam voltar mais rápido. Esses são os dois princípios de fazer um lockdown em primeiro estágio”, disse.

Vice-prefeito de Teresópolis, Ari Boulanger, e o prefeito, Vinicius Claussen, anunciaram as medidas durante transmissão na internetVice-prefeito de Teresópolis, Ari Boulanger, e o prefeito, Vinicius Claussen, anunciaram as medidas durante transmissão na internet | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, se a população continuar no afrouxamento das atitudes de distanciamento e circulação, a restrição à volta das atividades econômicas acabaria se estendendo. Além da circulação por CPF, haverá também uma limitação no horário de circulação.

“A partir das 23h até às 5h teremos a restrição de circulação no município. Todas as atividades econômicas e sociais se encerram até às 23h e só voltam a acontecer às 5h. Isso facilita a fiscalização e desmobiliza uma aglomeração desnecessária pro momento”, frisou o prefeito.

Fica sendo obrigatório a circulação das pessoas com máscara de proteção. Os estabelecimentos terão que fazer a comprovação do CPF para que o cliente possa entrar no local. Haverá blitzes itinerantes para ajudar na fiscalização. Além disso, o transporte público fica obrigado a fazer o controle de acesso aos ônibus, junto com o CPF da pessoa.

“Não estamos pensando em um lockdown total, nossa ideia não é essa. Acreditamos que isso é uma medida extrema. Mas a participação popular é fundamental para essa questão. Só sair de casa somente para o que é essencial. Quanto mais mantivermos e respeitarmos as medidas restritivas, mais rápido conseguiremos voltar a nossa vida normal”.

Quem desacatar o decreto, pagará multa sanitária. Para pessoas físicas que não estiverem com máscara de proteção e circulando fora do rodízio, serão autuados em R$ 139,42. Já as empresas que permitirem clientes sem máscara, também fora dos dias do rodízio, sem o fornecimento de álcool gel e que não atenderem ao distanciamento exigido, pagarão multa de R$ 818,52.

Para o serviço essencial haverá uma autorização de circulação no site da prefeitura, autenticada, para que o profissional possa andar com o documento e comprovar a circulação.

Seguindo uma recomendação do Ministério Público, Vinicius Claussen e Ari Boulanger também anunciaram que ficam suspensos o delivery do varejo, a partir do decreto desta terça-feira, 12. Permanece permitida a modalidade de entrega de bares e restaurantes.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.