MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sem limites: Prefeitura de Nova Friburgo libera lotação máxima em eventos já no Carnaval

Uso de máscara permanece obrigatório, além do distanciamento de um metro entre as pessoas

Por João Pedro Aguiar
24/02/22 - 14:26 | Atualizada em 24/02/22 - 16:03
Sem limites: Prefeitura de Nova Friburgo libera lotação máxima em eventos já no Carnaval Eventos em Nova Friburgo não terão mais a capacidade limitada | Foto: Banco de Imagem

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana, publicou na noite da última quarta-feira, 23, um decreto que define novas regras para as atividades econômicas e comerciais na cidade. As medidas já valem para o feriadão de Carnaval.

Entre elas, está a liberação total de público em espaços como casas de festas e salões sociais, além de ginásios, quadras e teatros. O decreto anterior limitava em 50% a capacidade de público nesses estabelecimentos.

Apesar de não restringir mais a capacidade de cada local, os organizadores dos eventos devem seguir algumas determinações, como o distanciamento de um metro entre as pessoas e o uso obrigatório de máscara.

Os locais ainda devem estar equipados com recipientes de álcool 70%, disponibilizados para higienização das mãos.

Nos casos de atividades musicais, é recomendado a instalação de barreira física e distanciamento de 1,5m entre os músicos e público.

Todos os músicos, instrumentistas, exceto vocalista, deverão utilizar máscaras e manter a distância mínima de um metro entre eles.

O decreto começou a valer no momento de sua publicação no Diário Oficial, pouco antes do feriado de Carnaval. Entretanto, o documento não cita a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal.

Apesar do município ter adiado as festividades carnavalescas, eventos privados devem acontecer durante os próximos cinco dias.

Resposta da prefeitura

Questionada sobre essa medida de liberação total de público nos eventos, a prefeitura informou que considera que, neste momento, o município "apresenta cenário epidemiológico estável".

Quanto à fiscalização, a prefeitura disse que a Guarda Civil terá um aumento de efetivo neste fim de semana e no feriado de Carnaval, de modo a garantir o cumprimento do decreto. Por determinação do prefeito Johnny Maycon, serão convocados guardas municipais para fazerem hora extra, como já é praxe no município nesse período.

O Executivo acrescentou ainda que, mesmo sem a programação de rua no Carnaval, serão convocadas mais duas equipes por dia de plantão em patrulhamento pelo Centro e em locais que historicamente recebem mais movimento nesta época. A base da Guarda Municipal no distrito de Conselheiro Paulino também receberá reforço de efetivo, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores do sexto distrito, ainda segundo o município.

Veja o que vai funcionar no Carnaval

O feriado de Carnaval foi mantido na cidade e decretado ponto facultativo para o funcionalismo público na segunda-feira, 28.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.