Raios e temporal surpreendem pescadores na Praia Grande, em Arraial do Cabo; veja vídeo
“É impossível não se assustar, uma situação complicada”, relata pescador
.jpg)
Um vídeo gravado na noite dessa terça-feira, 11, mostra o momento em que raios caíram no mar, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio. Foi uma sequência de pelo menos quatro descargas elétricas. Os pescadores foram surpreendidos pelo temporal e ficaram assustados.
O local é bastante frequentado à noite por moradores que pescam lula, um molusco bastante consumido na região, principalmente nos restaurantes especializados em frutos do mar.
Fellipe Costa pesca há 18 anos no canto da Praia Grande. Ele presenciou o momento em que um dos raios caiu no mar:
É impossível não se assustar, uma situação complicada. Eu estava mais afastado, quando vi o mau tempo chegando. Foi um clarão bem forte, deu um ‘baque’ na vista, além de algumas trovoadas.
Erval Fernandes, mas conhecido como Val, é pescador artesanal e estava no mar momentos antes em que o raio atingiu a água. Ele conta que procurou abrigo assim que percebeu a chegada da tempestade.
Eu estava dentro da casa de pescador. Sempre quando vem temporal a gente corre e quando passa a gente volta para o mar. Esse raio aí eu vi quando mandaram no celular.
Segundo informações dos próprios pescadores, o temporal não atingiu diretamente o local, ficando um pouco afastado do ponto de onde eles estavam. Havia cerca de 20 botes e caícos (embarcações de madeira movidas ou não a motor) nas imediações e a maioria voltou para a margem. Apenas quatro permaneceram na água.
Graças a Deus, a tempestade ficou um pouco distante. A gente costuma dizer que passou por fora.
O fenômeno natural também foi observado em outras localidades de Arraial do Cabo, que ficam próximas ao mar. Moradores do distrito de Figueira ficaram assustados com os raios e trovões.
"Aqui em figueira foi assustador. Tremiam todos os vidros”, comentou Ariadne Gonçalves, moradora.
Raios na Região dos Lagos durante o verão
De acordo com o meteorologista e professor da UFRJ, Wanderson Luiz Silva, as tempestades com trovoadas são mais comuns nos meses mais quentes, como no verão.
“Nessa época, é bastante comum que tenhamos uma ocorrência mais frequente de descargas atmosféricas. A junção de calor e umidade típicas do verão fomentam nuvens carregadas, as Cumulonimbus, responsáveis pelos raios”, explicou o especialista.
Cuidados em quaisquer situações de tempestades
De acordo com a Defesa Civil estadual, alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes com raios. Confira:
Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol
Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea, como o metrô
Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina
Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo
Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar
Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, além de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores e escadas
Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo
Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões
Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular
Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos
Evite tomar banho durante a tempestade
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.