MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiro dia de junho começa com 3,8ºC em Nova Friburgo; confira como fica o tempo no mês

Temperatura é a terceira menor do ano até agora, segundo medição da estação automática do Inmet, em Salinas, na zona rural do município

Por Bernardo Fonseca
01/06/20 - 10:51
Primeiro dia de junho começa com 3,8ºC em Nova Friburgo; confira como fica o tempo no mês Mesmo com dias ensolarados e de poucas nuvens, Nova Friburgo tem registrado recordes de temperaturas baixas. Na foto, os Três Picos, em Salinas, na zona rural do município | Foto: Alisson Dutra

O mês de junho chegou nesta segunda, 1º, e com ele vem a estação mais gelada do ano, o inverno, que começa oficialmente no dia 20. Mas, se depender das madrugadas em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não vai ser preciso esperar até lá para sentir frio. De ontem para hoje, por exemplo, o município registrou apenas 3,8ºC.

A medição da temperatura baixa foi feita por meio da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Salinas, na zona rural do município, e é a terceira menor do ano até agora.

O que explica essa friaca?

A serra fluminense, assim como todo o estado do Rio de Janeiro, está sob a influência de uma grande massa de ar polar, que toma conta da maior parte do país desde a semana passada.

De acordo com o Climatempo, essa condição climática deixa a pressão atmosférica mais forte, levando à ocorrência do que os meteorologistas chamam de subsidência do ar, quando o ar seco e frio dos níveis mais elevados da atmosfera desce para a superfície, impedindo a formação de nuvens e causando perda radiativa durante as noites.

Previsão para junho

Mas, calma, que nem tudo é frio tão intenso. A previsão do Climatempo aponta que a massa de ar polar deve perder força nesta semana e os termômetros devem marcar temperaturas um pouco mais quentes ao longo dos próximos dias. Contudo, nada que dê para guardar os casacos.

Aliás, definitivamente ao longo de todo o mês de junho será preciso manter os agasalhos à mão, limpos e em locais arejados, para se proteger adequadamente das oscilações de temperatura. O próprio Climatempo prevê pelo menos cinco frentes frias até o fim do mês, e a maioria já na primeira quinzena.

A previsão do tempo aponta também que essas massas de ar polar trarão bastante frio e possibilidade de geada nas áreas mais elevadas. A expectativa é de que as chuvas fiquem entre a média e ligeiramente acima da média para Região Sudeste.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.