MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

PF, MPF e Receita Federal fazem operação para desarticular organização acusada de fraudar licitações no Raul Sertã

Ação conta com a participação de 57 policiais federais que cumprem 18 mandados de busca e apreensão

Por Redação Multiplix
15/03/23 - 12:21
PF, MPF e Receita fazem operação para desarticular organização acusada de fraudar licitações no Raul Sertã Integrantes da operação estiveram em Friburgo nesta quarta-feira, 15 | Foto: Divulgação/Receita Federal

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, dia 15, a ‘Operação Baragnose’, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) cumprem 18 mandados de busca e apreensão na cidade e também no Rio de Janeiro e em Duas Barras.

A operação conta com a participação de 57 policiais federais que cumprem 18 mandados de busca e apreensão.

O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa, acusada de fraudar licitações no Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS).

Em comunicado enviado a imprensa, a Polícia Federal explicou o motivo da ação:

A investigação demonstrou que houve fraude nas contratações de fornecimento das refeições servidas no hospital. Por meio de um esquema ilícito dentro da Prefeitura de Nova Friburgo/RJ, foram forjadas justificativas falsas para a dispensa de licitação e, assim, contratar sempre os mesmos empresários que faziam parte do conluio criminoso.

Operação cumpre mandados de busca e apreensão em Friburgo, Duas Barras e RioOperação cumpre mandados de busca e apreensão em Friburgo, Duas Barras e Rio | Fotos: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal colaborou com as investigações realizadas pelos órgãos de investigação criminal realizando as seguintes tarefas:

  • Análise fiscal sumária dos investigados

  • Rastreamento do patrimônio e rendimentos omitidos

  • Coleta de dados e indícios que pudessem esclarecer e dimensionar a situação econômica das pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas

A ação ainda conta com a participação de oito auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal e três integrantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPF.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo, a pedido do MPF na cidade, que também é o responsável pela investigação de crimes licitatórios e relacionados ao caso.

Sobre a investigação

A reportagem entrou em contato com os órgãos envolvidos na operação para saber outras informações sobre essa operação, como: qual a empresa é alvo da investigação, a qual período ela está relacionada e a identidade dos investigados.

O MPF informou apenas que: “Não comenta operações em andamento”.

O Portal Multiplix aguarda outras informações da PF e da Receita Federal sobre o assunto.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem na manhã desta quarta-feira, a assessoria de imprensa do município emitiu a seguinte nota:

A Prefeitura de Nova Friburgo informa que não foi alvo de nenhuma operação policial nesta quarta-feira, 15, inclusive nenhum setor ou servidor da atual gestão foram alvo de qualquer operação. Os órgãos federais apuram, na verdade, denúncias relacionadas à gestão passada.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.