MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Operadora de telefonia começa a oferecer sinal 5G em Nova Friburgo e Búzios

Rede de internet de última geração completa um ano e segue em expansão por todo o país

Por Franklin Vogas
11/09/23 - 11:50 | Atualizada em 12/09/23 - 09:42
Operadora de telefonia começa a oferecer sinal 5G em Nova Friburgo e Búzios Operadora começa a oferecer 5G em Friburgo e Búzios | Fotos: Reprodução/Portal Multiplix

A tecnologia 5G segue em expansão por todo o país e já está chegando a cidades do interior do Rio, como Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e Nova Friburgo, na Região Serrana.

O novo serviço é oferecido pela empresa TIM, que agora leva essa tecnologia de redes móveis para 18 cidades em todo o Rio de Janeiro.

Com a cobertura em Búzios, a operadora informou que amplia o seu alcance na Região dos Lagos, um dos maiores polos turísticos fluminenses, onde o 5G já está presente em Cabo Frio desde julho. O mesmo acontece na Região Serrana, com a nova tecnologia agora em Nova Friburgo, além de Petrópolis e Teresópolis.

O 5G puro da empresa está disponível agora em todos os 164 bairros da capital, além de diversas cidades. No Estado do Rio, a TIM informou que já são mais de mil antenas licenciadas, o que correspondente a quase metade das estações fluminenses. Em todo o país, já são mais de 6 mil equipamentos da operadora.

O diretor comercial da TIM para o Sudeste, Daniel de Oliveira, falou sobre a expansão do sinal no estado:

Na Região dos Lagos, entramos em outra cidade turística internacional, que é Búzios, mais um grande destino para viajantes na América do Sul. Chegamos a Itaguaí, sede de um porto vital para a logística do Sudeste e ampliamos o 5G na Região Serrana, com Nova Friburgo, importante polo de moda no estado.

A operadora explicou que para usar o 5G, basta ter um smartphone compatível com a tecnologia, sem necessidade de troca de chip. Com quase metade das antenas do país, a TIM informou que continuará expandindo a cobertura 5G fluminense, de acordo com as demandas de mercado e a viabilidade técnica de cada região.

Outras operadoras

A reportagem também entrou em contato com as assessorias das outras operadoras para saber sobre a chegada do sinal 5G em Friburgo e em Búzios.

Por meio de nota, a Vivo informou que já soma 117 municípios em todo o país. O 5G da companhia está disponível em todas as capitais, cidades acima de 500 mil habitantes e segue em rápida ampliação para os municípios acima de 200 mil habitantes.

No Estado do Rio de Janeiro, a Vivo esclareceu que a nova tecnologia já está presente em Búzios, na capital fluminense e em algumas outras cidades.

A expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas.

Já a Claro disse que implementou o 5G em todas as capitais e no Distrito Federal e segue trabalhando na expansão para outras regiões do Rio de Janeiro. Além da capital, o novo sinal já está disponível em Petrópolis, Região Serrana, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

As ativações seguem as determinações da Anatel e autoridades responsáveis e são realizadas de acordo com um planejamento estratégico, que leva em consideração o cenário mais adequado para a região e a possibilidade de ofertar a melhor experiência possível aos clientes.

A Claro destacou ainda a importância do Rio de Janeiro e seguirá investindo na ampliação da sua rede 5G no estado e, tão logo tenha novidades, a comunidade e a imprensa local serão informadas.

Liberação da nova tecnologia

O anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da liberação do sinal 5G para as operadoras nessas e outras cidades foi feita em março.

A partir de então, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz começaram a solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 195 municípios brasileiros.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.