MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo, Búzios e Cabo Frio já têm data marcada pela Anatel para liberar sinal 5G

Cidades estão entre as 195 do Brasil na nova lista para ativar frequência; comercialização vai depender das operadoras

Por Nai Frossard e Franklin Vogas
23/03/23 - 16:36 | Atualizada em 24/03/23 - 16:01
Nova Friburgo, Búzios e Cabo Frio já têm data marcada pela Anatel para liberar sinal 5G Friburgo, Búzios e Cabo Frio estão na lista que poderão ativar sinal 5G | Fotos: Reprodução/Portal Multiplix

A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de março, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 195 municípios brasileiros.

Nova Friburgo, Búzios e Cabo Frio, nas regiões Serrana e dos Lagos, estão entre esses municípios beneficiados.

A deliberação aconteceu nessa quarta-feira, dia 22, em uma reunião. Até o momento, 682 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G.

Isso significa um total de 122,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a 57% da população do Brasil.

Sinal depende das operadoras

É importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades.

A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Sinal pela parabólica

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis aqui.

Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Quando vou usar o 5G?

Para utilizar o 5G é necessário ter um smartphone compatível com a tecnologia e estar dentro da área de cobertura da operadora.

Claro, TIM e Vivo, que tiveram o aval para oferecer o serviço nessas cidades, não exigem a troca de plano para ter acesso à quinta geração, na maioria das vezes.

A reportagem entrou em contato, por email, com as assessorias das três empresas de telefonia para saber quando o novo sinal será oferecido aos municípios citados. Veja as respostas:

Posicionamento da Claro: "A Claro implementou o 5G+ em todas as capitais e DF e já está trabalhando na expansão para outras partes do Rio de Janeiro. As ativações seguem as determinações da Anatel e autoridades responsáveis e são realizadas de acordo com um planejamento estratégico, que leva em consideração o cenário mais adequado para a região e a possibilidade de ofertar a melhor experiência possível aos clientes. Além da capital fluminense, o sinal Claro 5G+ já está presente em Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo. A operadora destaca a importância do estado e seguirá investindo na ampliação da sua rede 5G no Rio de Janeiro. Tão logo tenha novidades, a comunidade e a imprensa local serão informadas".

Posicionamento da TIM: "Desde julho do ano passado, a TIM vem ativando comercialmente o 5G no país, segundo o cronograma definido pela Anatel para a primeira fase de implantação da tecnologia, que contemplou todas as capitais brasileiras. A operadora já conta com mais de 3,7 mil antenas 5G no Brasil e está atenta às liberações de faixas anunciadas pelo órgão regulador para as demais cidades. A TIM está promovendo a expansão da rede de quinta geração gradativamente de acordo com estudos de infraestrutura e viabilidade para cada região, respeitando todos os prazos estabelecidos no leilão".

Posicionamento da Vivo: "A Vivo começou a oferecer o 5G no final de 2021 após ser a empresa que mais arrematou frequências durante o leilão da Anatel – cujo investimento total foi de R$ 4,5 bilhões – utilizando a faixa de 2,3GHz (NSA) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E, desde o início de julho do ano passado, iniciou a ativação, na frequência de 3,5GHz, já disponível em 53 cidades, sendo todas as capitais e mais 26 municípios com população acima de 500 mil habitantes, e a companhia seguirá a expansão de acordo com o cronograma da Anatel e Gaispi. No Rio de Janeiro, além da capital, a Vivo também está presente com 5G no município de Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu. Assim como explicado anteriormente, a expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas".

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.