MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Operação ‘Energia Legal’ identifica 594 furtos na rede elétrica em Araruama

Só na última semana, foram registradas sete ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia

Por Rômullo Espíndola
24/05/23 - 11:37
Operação ‘Energia Legal’ identifica 594 furtos na rede elétrica em Araruama Operação ‘Energia Legal’ contou com o apoio da Polícia Civil | Foto: Divulgação/Assessoria da Enel

Uma operação ‘Energia Legal’, realizada pela Enel Distribuição Rio e a Polícia Civil, identificou 594 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências em Araruama, na Região dos Lagos do Rio.

A operação aconteceu na última semana e registrou sete ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.

Já no início desta semana, em continuidade ao combate de casos diagnosticados pelo ‘Energia Legal’ no município, uma nova operação foi realizada para remover ligações diretas na rede elétrica em uma loja e depósito de carnes.

De acordo com a empresa, o local é reincidente nas irregularidades. Uma representante do estabelecimento foi conduzida à delegacia para prestar depoimento.

Operação percorreu diversas localidades do municípioOperação percorreu diversas localidades do município | Foto: Divulgação/Assessoria Enel

Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 143 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo.

Além disso, foram realizadas 53 negociações de dívidas, permitindo aos clientes regularizar seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez a troca de 20 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes.

Operação acontece em várias cidades

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 44ª edição e, até o momento, já identificou furtos de energia de aproximadamente 19,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércio nas 26 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Para Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio, o trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia:

Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes.

Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica.

De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5% no valor da conta.

Consumo consciente

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio informou que também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 278 pessoas, por meio de palestras educativas, e realizou troca de 347 lâmpadas por modelos Led, mais eficientes.

Além disso, a distribuidora disse que ofereceu atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do governo federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.