Obras de drenagem no centro de Friburgo serão suspensas por duas semanas em dezembro
Objetivo é reduzir impactos comerciais no período das festas de fim de ano
18/11/22 - 11:46

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) anunciou a paralisação das obras de drenagem em Friburgo, na Região Serrana do Rio, a partir do dia 16 de dezembro, para reduzir os impactos comerciais no período das festas de fim de ano.
A retomada dos trabalhos será feita no dia três de janeiro de 2023.
De acordo com o órgão, somente 10% do projeto foram executados até agora, “devido a estudos minuciosos realizados na fase inicial desta obra”.
Obras serão suspensas no período de festas de fim de ano | Foto: Dhiógenes Hendrix
A secretaria também ressaltou que os períodos de chuvas afetam diretamente qualquer tipo de obra de drenagem e pavimentação e, consequentemente, interferem no cronograma.
A nota divulgada ainda diz que “a área sofre com alagamentos em período de chuvas e por isso, a necessidade de uma readequação no cronograma está prevista".
O documento conclui ainda que o prazo de entrega foi prorrogado para o dia 11/05/2023.
As obras de drenagem pluvial, pavimentação e elaboração de projeto executivo, estão sendo feitas nas ruas Carlos Alberto Braune, Monte Líbano, Augusto Cardoso, Farinha Filho, Dante Laginestra e em partes da avenida Alberto Braune e da praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.
Drenagem na área central do município é uma reivindicação antiga | Foto: Dhiógenes Hendrix
A medida que interrompe a realização das obras neste período foi tomada depois que diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) se reuniram, no início do mês, com representantes da empresa que realiza as obras de drenagem e relataram preocupação com possíveis transtornos no centro da cidade.
Bráulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio, lembrou que a drenagem na área central do município é uma reivindicação antiga do setor e salientou, entretanto, que “não se deve desconsiderar que as obras envolvem significativa mobilização de máquinas pesadas e material volumoso, cujos efeitos a empreiteira precisa amenizar para que não afetem em demasiado a vida da população”.
“O projeto de drenagem guarda enorme relevância para Nova Friburgo, só que evidentemente criará transtornos na nossa rotina. Desejamos manter canal de diálogo com a construtora para discutir o assunto e, inclusive, indicar eventuais problemas que surgirem”, reforçou Braulio, na ocasião.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.