MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novas covas e liberação de gavetas nos cemitérios de Nova Friburgo

Ao Portal Multiplix, secretário municipal de Serviços Públicos explica que a demanda no Trilha do Céu e no São João Batista é grande; mais vagas devem ser abertas em breve

Por Redação Multiplix
04/05/21 - 16:30
Novas covas e liberação de gavetas nos cemitérios de Nova Friburgo Diante da alta demanda por sepulturas, cemitério Trilha do Céu, em Friburgo, passa por ampliação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Circulou nesta terça, 4, nas redes sociais a foto de um ofício da Prefeitura de Nova Friburgo enviado às funerárias da cidade, na última sexta, alertando para a falta momentânea de sepulturas no cemitério Trilha do Céu, na Fazenda da Laje. De acordo com o documento, não havia mais disponibilidade de novas covas rasas para atendimento aos enterros diários e apenas quem já possuía sepultura perpétua e/ou cova rasa com tempo para exumação poderia sepultar no local.

Ao Portal Multiplix, o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, confirmou a autenticidade do documento e explicou que ele foi divulgado a fim de dar transparência à real situação dos cemitérios. Entretanto, o secretário informou que nesta semana novas vagas foram abertas.

“Trilha do Céu foi solucionado com 60 vagas para novas covas rasas num primeiro momento. Já estamos expandindo uma outra área e já temos licença ambiental para expandir para uma terceira área”, explicou.

Ainda de acordo com Eduardo Trigo, o cemitério São João Batista, no Centro, também teve a liberação de espaços. “São 50 novas gavetas e em breve teremos outras liberadas para atender essa demanda”, afirmou.

Eduardo Trigo esclareceu ainda que mais vagas serão abertas para atender à demanda do município. “Foi aberto um edital para comunicação aos familiares, para que haja a exumação dos corpos, já que o período de manutenção dessas gavetas já passou”, disse.

O secretário explicou também que a realidade de outros cemitérios do município é diferente. “O de Riograndina está numa localização um pouco complexa para expansão, demanda obras estruturais, mas é um cemitério que não tem tanta demanda. O de Campo do Coelho tem uma proposta de ampliação que está em discussão na Câmara”, informou.

Segundo o Executivo, no mês de março de 2021, o cemitério São João Batista registrou 24 sepultamentos, sendo sete mortes por Covid-19; por sua vez, no cemitério Trilha do Céu, dos 81 sepultamentos, 18 óbitos foram por Covid-19.

No entanto, ainda de acordo com a prefeitura, na primeira quinzena do último mês de abril, esses números aumentaram significativamente. No São João Batista, dos 26 sepultamentos, 13 foram por Covid-19, e na Trilha do Céu, dos 40 sepultamentos, 26 foram causados pelo novo coronavírus.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.