MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ ajuíza ação para que Prefeitura de Búzios implemente medidas de saneamento básico

Órgão solicita que sejam criadas três ações diferentes no prazo de seis meses

Por Redação Multiplix
01/03/24 - 11:46
MPRJ ajuíza ação para que Prefeitura de Búzios implemente medidas de saneamento básico Promotoria requer a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico no prazo de 180 dias | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública nesta semana para que a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, implemente medidas e instâncias essenciais para a gestão da política municipal de saneamento básico.

Segundo o órgão, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio requer que o município seja condenado a implementar, no prazo de seis meses, três estruturas: o Fundo Municipal de Saneamento Básico, a Conferência Municipal de Saneamento Básico e o Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico.

Além disso, a promotoria requer a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico no prazo de 180 dias.

Caso não sejam cumpridas as determinações, o MPRJ pediu que seja aplicada pena de multa diária no valor de R$ 500, a ser revertido ao Fundo Municipal de Saneamento Básico.

De acordo com a Lei 1168/2015, que instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico, compete ao município de Búzios estabelecer tais estruturas, garante o MPRJ. A lei também impõe a obrigatoriedade de o plano de saneamento básico ser revisto em prazo não superior a quatro anos.

Algumas localidades do balneário passaram por intervenções nos últimos anosAlgumas localidades do balneário passaram por intervenções nos últimos anos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

O MPRJ teria apurado, entretanto, que a última revisão do plano ocorreu há dez anos e que nunca foram criados esses três instrumentos contemplados na lei. Sendo assim, a ação foi ajuizada depois de falharem as tratativas de acordo para que o município resolvesse essas pendências.

O Portal Multiplix entrou em contato com o governo municipal de Búzios na tarde dessa quinta-feira, 29, e também, na manhã desta sexta-feira, 1°, para pedir um posicionamento acerca desta ação ajuizada pelo MPRJ e aguarda uma resposta.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.