MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo terá operação de poda; serviço cumpre exigências do ‘TAC da Praça’

Praça Getúlio Vargas avança em nova etapa de recuperação

Por Redação Multiplix
13/01/23 - 12:04
Friburgo faz operação de poda; serviço cumpre exigências do ‘TAC da Praça’ Praça Getúlio Vargas avança em nova etapa de recuperação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No próximo domingo, dia 15, a praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, terá uma área isolada para a poda dos eucaliptos, a partir das 7h.

O serviço será realizado pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com o plano de manejo e poda de árvores.

A ação acontece sob a coordenação de uma engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e seguirá um planejamento técnico prévio.

Finalizada esta etapa, futuramente serão necessárias apenas podas de correção nas árvores, de acordo com a prefeitura.

O trabalho de poda das árvores na praça Getúlio Vargas faz parte do cumprimento de exigências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 02/15), assinado em 2015 entre a prefeitura e o Ministério Público Federal, a fim de promover intervenções de manutenção e preservação do conjunto paisagístico e arquitetônico do local.

Para podar as partes mais altas das árvores, será utilizada uma escada especial do Corpo de BombeirosPara podar as partes mais altas das árvores, será utilizada uma escada especial do Corpo de Bombeiros | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para as partes mais altas das árvores, será utilizada uma ‘escada magirus’, do Corpo de Bombeiros.

Em solo, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos fará a retirada dos galhos para descarte e limpeza do local, após o término do serviço.

A partir de fevereiro será realizada também a remoção de 34 tocos mortos de eucalipto, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 02/15) assinado pela prefeitura e Ministério Público Federal (MPF).

A prefeitura informou ainda que órgãos e setores do governo municipal, assim como empresas de fornecimento de água, luz, gás e transporte público, o grupo de acompanhamento do TAC, representantes da Câmara, feira de artesanato e taxistas da praça participaram de reuniões prévias de planejamento das ações.

Na última terça, dia 10, uma última visita foi feita pelos bombeiros e técnicos da fundação na praça.

A Secretaria de Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal farão o isolamento da área de poda para dar segurança. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica (Energisa) também estará com uma equipe presente durante o serviço.

Novas etapas

Uma licitação foi promovida para contratar a empresa que executará o serviço denominado 'destoca', que consiste na movimentação de terra e retirada dos restos de troncos que sobraram sobre o chão e as raízes que se encontram sob a terra, após os cortes indevidos feitos em 2015, segundo a prefeitura.

A remoção dos tocos de árvore também é uma exigência do TAC da PraçaA remoção dos tocos de árvore também é uma exigência do TAC da Praça | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após a remoção dos tocos, será feito o nivelamento do terreno, com a colocação de terra adequada ao replantio de novas mudas da mesma espécie.

O planejamento e a execução do serviço preveem também a remoção do mobiliário urbano e posterior recolocação, de acordo com a necessidade e o andamento de cada etapa da destoca, além da limpeza.

O trabalho será acompanhado por duas arqueólogas, a fim de identificar possíveis itens de interesse histórico, seguindo as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ações em bens tombados, como é a praça Getúlio Vargas.

Em paralelo a todo trabalho de requalificação, também será feito um projeto de educação patrimonial que tem como objetivo a participação da população em ações culturais na praça, também com a participação das crianças da Rede Municipal de Ensino.

Como fica o trânsito durante a poda

Restrição de estacionamento no entorno da praça, entre os números 164 (posto Caçulinha) e 116 (padaria Santa Isabel), a partir das 22h deste sábado, dia 14.

No domingo, dia 15, este mesmo trecho permanecerá interditado, juntamente com o lado oposto da praça, entre as ruas Ernesto Brasílio e Coronel Galeano das Neves (em frente ao Friburgo Shopping), a partir das 7h.

Como alternativa, os motoristas poderão acessar a rua Luís Spinelli, que estará em mão dupla; trafegar pela rua Augusto Spinelli no sentido Braunes ou praça Dermeval B. Moreira.

Do lado ímpar, o motorista poderá acessar a rua José Eugênio Muller, através da rua Ernesto Brasílio.

Agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) estarão no local orientando o trânsito. As vias serão liberadas após a conclusão do trabalho.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.