MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fumaça de incêndio em aterro de Teresópolis causa fechamento de escolas e alerta em estradas

Prefeitura informou que causa de fogo pode ter sido criminosa e já está investigando o caso

Por Kessia Coutinho
26/06/23 - 11:22 | Atualizada em 26/06/23 - 16:43
Fumaça de incêndio em aterro de Teresópolis causa fechamento de escolas e alerta em estradas Cidade completamente encoberta com fumaça por causa do fogo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O aterro sanitário do Fischer, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi novamente atingido por um incêndio, desta vez, na madrugada de segunda-feira, 26.

A cidade ficou encoberta por uma fumaça densa que, inclusive, atrapalhou quem precisava passar pelas estradas:

Quem pegou a estrada durante a madrugada sentia dificuldade em trafegar por causa da baixa visibilidade Quem pegou a estrada durante a madrugada sentia dificuldade em trafegar por causa da baixa visibilidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais

As informações sobre o incêndio no aterro sanitário do Fischer foram confirmadas pela Prefeitura de Teresópolis. Por meio de nota, o município disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h08, chegando ao local às 5h20.

Conforme o governo municipal: "Pode ser tratar de um incêndio criminoso e as investigações já começaram para apurar as causas e também os responsáveis".

Vídeos postados nas redes sociais registraram como a cidade ficou na manhã desta segunda-feira:

Por conta dos problemas causados pela fumaça, a concessionária responsável pela BR-116, que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro, a EcoRio Minas, também se manifestou e fez um alerta sobre as condições de visibilidade da via para os motoristas:

Concessionária fez um alerta para baixa visibilidade na pistaConcessionária fez um alerta para baixa visibilidade na pista | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em uma nova atualização, a EcoRio Minas informou às 10h que o tráfego segue normal em todo o trecho da concessão.

Escolas fechadas

A prefeitura disse que as aulas tiveram que ser suspensas, no período da manhã, em 35 escolas e 18 creches. Durante a tarde, 17 unidades escolares e cinco creches foram fechadas devido à proximidade com o aterro, já que a forte fumaça causa dificuldades para respirar.

A previsão é de que as aulas sigam em seus horários normais nesta terça-feira, 27.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população faça o uso de máscara, principalmente os pacientes portadores de doenças respiratórias, como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe.

Em caso de complicações respiratórias, os teresopolitanos devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso (SPA), na zona rural, ou o Pronto Atendimento de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro.

O prefeito Vinicius Claussen esteve na manhã desta segunda no local do incêndio e falou sobre as operações que estão sendo feitas para apagar o fogo que, segundo ele, atingiu parte de uma floresta da região. Veja o vídeo:

A Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (Copbea/ Controle de Zoonozes) informou que alguns animais mais sensíveis, abrigados no canil municipal, perto do aterro, foram transferidos para um abrigo temporário. Todos passam bem.

Aterro do Fischer

Quem passa pelo km 75 da rodovia Rio-Bahia (BR-116), em Teresópolis, se depara com uma gigantesca montanha de lixo.

Trata-se do depósito de lixo do Fischer, que voltou a ser um lixão por diversas razões.

O local já não tem mais condições de receber os resíduos do município. O lixão está ilegal perante a legislação nacional, com grave impacto para o meio ambiente e representa um risco à saúde pública, já que muitos catadores ainda dependem do local para sobreviver.

Nossa equipe já mostrou a situação do local, que segue abandonado.

No final de 2022, a prefeitura informou que cinco empresas foram cadastradas para apresentaram seus projetos para a construção de uma usina de geração energética para o tratamento dos resíduos da construção civil e do material de poda do aterro na cidade e que a licitação seria realizada neste ano.

O Executivo enviou uma nota no início da tarde desta segunda, 26, explicando como está o andamento da licitação:

"Existem dois procedimentos em andamento para resolver a questão do aterro sanitário do município:

O primeiro consiste na suspensão do despejo de lixo no local, com o transbordo dos detritos para um aterro sanitário licenciado, pelo período de dois anos, para tanto, a prefeitura busca um acordo com a Justiça e o governo do estado para que o transbordo seja realizado. Isso ocorre porque o município não tem condições de arcar, com recursos próprios.

A próxima audiência está prevista para o dia 20 de julho, quando a justiça deverá decidir definindo as responsabilidades de ambas as partes.

Um ‘Procedimento de Manifestação de Interesse’, para a remediação do aterro sanitário e que atualmente o procedimento está em fase de elaboração do termo de referência e em seguida será feita a licitação. A expectativa é que, após licitada, a usina inicie seus trabalhos num prazo entre 18 e 24 meses, encerrando definitivamente as atividades no aterro sanitário."

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.