MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo ganha “Declaração dos Direitos Humanos” em parede do Centro de Turismo

Nos 70 anos de Declaração, a ideia do mural é de promover a troca de olhares sobre os Direitos Humanos entre os cidadãos friburguenses

Por Sara Schuabb
12/12/18 - 14:10
Friburgo ganha “Declaração dos Direitos Humanos” em parede do Centro de Turismo Mural de desenhos no Centro de Turismo feitos por crianças e jovens da Aliança Francesa, de Nova Friburgo, e do Lycée de Sainte Croix, de Fribourg, na Suíça, pretende conscientizar cidadãos sobre seus direitos | Foto: Vanessa Melnixenco

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que trata de garantias para liberdades básicas, como o direito à vida, saúde, educação, trabalho, de opinião e expressão religiosa, fez 70 anos, na última segunda-feira, 10 de dezembro. E, para homenagear a data, foi inaugurado no último sábado, 8 de dezembro, em uma parede do Centro de Turismo de Nova Friburgo, um mural de desenhos que retratam os artigos da declaração na visão de crianças e jovens da Aliança Francesa de Nova Friburgo e do Lycée de Sainte Croix, de Fribourg, na Suíça.

A Aliança Francesa, que este ano completou 40 anos em Nova Friburgo, começou com esse projeto no início de 2018. Os alunos do intercâmbio linguístico foram à Suíça e lá trabalharam em dupla com os jovens suíços do Colégio Sainte-Croix, de Fribourg, para interpretar os artigos da Declaração que escolheram em desenhos. Em agosto, foi repetido o mesmo trabalho com os jovens do Coral Infanto-juvenil da Aliança, em Nova Friburgo, e, em uma última oficina em outubro, todos pintaram seus desenhos nos azulejos que estão no painel.

“Através desses desenhos, os jovens expressam sua compreensão que a vida em coletividade só existe se são respeitadas a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades e de direitos, a dignidade do ser humano”, diz Annette Bordage Bessa, diretora da Aliança Francesa de Nova Friburgo.

Ainda de acordo com Annette, o painel foi resultado de uma ideia de arte urbana, sob iniciativa da Associação Inscrire, apoiada pela Unesco, com a artista plástica belga Françoise Schein, que ilustra em cerâmica os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em muros de várias cidades do mundo por jovens de escolas públicas. No Brasil, as obras já foram realizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Agora, também no município da Região Serrana.

“Celebramos a coragem, a esperança e a luta pela sobrevivência dos colonos suíços que, juntos com a população indígena, há 200 anos, criaram nossa cidade. Celebramos, também, a importância da educação e da cultura, graças à participação dos jovens do Coral Infanto-Juvenil, nascido há 4 anos, constituído por jovens de 8 a 15 anos vindos das Escolas municipais e que existe, acima de tudo, graças ao engajamento e ao apoio de nossos associados e amigos”, complementa a diretora.

O mural ficará permanentemente nas paredes do Centro de Turismo, próximo ao chafariz da Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro, e todos estão convidados a apreciá-lo e a refletir sobre os direitos e valores dos seres humanos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.