Friburgo e Cabo Frio têm previsão de chuvas até o fim do verão; estação se encerra este mês
Região Serrana tem maior incidência de chuvas do que na Região dos Lagos; o sol deve aparecer até o dia 20 nas duas localidades

Para quem ainda quer aproveitar o fim do verão, na reta final da estação conhecida por ser a mais quente do país, ainda restam duas semanas para curtir alguns dias de sol.
A previsão de março, segundo a meteorologia, ainda é de algumas chuvas para o Estado do Rio de Janeiro, como eternizou Tom Jobim: “são as águas de março fechando o verão”.
O clima para esse período será intercalado com dias de sol e com chuvas típicas de verão, como informou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo.
O quadro climático é bem similar nas cidades de Nova Friburgo e Cabo Frio, nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio, respectivamente.
Mamedes analisa:
Estamos praticamente no final de verão e a previsão para as duas cidades é de chuva, com uma média de volume entre 80 e 140mm para o período.
De acordo com o meteorologista do Inmet, a média de chuvas prevista para Cabo Frio, cidade próxima ao litoral, é mais baixa que em Nova Friburgo.
A de Friburgo é mais alta, em direção ao outono, mas a tendência é diminuir, assim como em Cabo Frio. A previsão é que Cabo Frio esteja mais seco na próxima estação.
Para abril, Mamedes disse que a tendência é de uma previsão climática parecida em ambas cidades: Friburgo em torno da média e Cabo Frio, abaixo.
Em maio é um período em que o clima estará mais seco, com uma média baixa, entre 60 e 80mm.
O meteorologista do Inmet afirmou que as condições podem ser modificadas entre abril e maio, talvez até junho:
Estamos há três anos com o fenômeno ‘La Niña’, que é o esfriamento das águas no Pacífico equatorial e que modifica toda a circulação da atmosfera, trazendo essas chuvas irregulares, em diversos pontos do mundo. Aqui não seria diferente, com chuva mal distribuída, no tempo e no espaço.
Mamedes destacou que o instituto ainda fará uma nova previsão, para os meses até junho, sem a influência climática causada pelo ‘La Niña’.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.