MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Forte ressaca atinge praias de Arraial do Cabo e banhistas registram imagens do avanço do mar

A Marinha prorrogou o alerta de ressaca para todo o litoral do estado até esta terça-feira, dia 4

Por Rômullo Espíndola
03/04/23 - 11:52
Forte ressaca atinge praias de Arraial do Cabo e banhistas registram imagens do avanço do mar Banhistas registraram imagens do mar agitado em vários pontos de Arraial | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O mês de abril começou com o mar bastante agitado no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Uma forte ressaca atingiu algumas praias e assustou turistas e moradores.

Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, diversos flagrantes do avanço do mar foram gravados pelos banhistas no fim de semana.

No distrito de Monte Alto, vídeos mostram a mudança do cenário da orla. O mar avançou e as pessoas que estavam no local tiveram que correr para escapar da ressaca. Um homem gritava: "Tá levando tudo".

As ondas chegaram a ultrapassar a faixa de areia, invadindo as ruas da localidade e até entrando em algumas casas.

Veja abaixo alguns do registros feitos em Monte Alto:

Outras praias da cidade também foram atingidas pela ressaca. Moradores dizem que a correnteza chegou a arrastar mesas e cadeiras que estavam na faixa de areia da Praia Grande.

A praia de Figueira também sofreu os efeitos do mar agitado.

Alerta de mais ressaca

A Marinha do Brasil e o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, que faz o monitoramento das oito cidades pertencentes à baixada litorânea do estado, emitiram alertas no fim de semana sobre essa ressaca.

O aviso foi prorrogado pelos órgãos até a manhã desta terça-feira, dia 4, para o litoral do Rio de Janeiro.

A recomendação dos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros é para que a pesca em mar aberto seja evitada.

Também é recomendado não realizar atividades e esportes náuticos no litoral. Os militares também pedem que as pessoas evitem andar em costões e decks, devido ao risco das ondas altas.

Alerta da prefeitura

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que a Defesa Civil do município acompanha a situação dos moradores de Monte Alto e Figueira, em função do avanço do mar, ocasionado pela ressaca desse domingo, dia 2.

De acordo com o governo municipal, o monitoramento é necessário, tendo em vista mais esse alerta emitido pela Marinha do Brasil.

A Defesa Civil recomenda às famílias que moram nas ruas já invadidas pela água a procurar locais seguros para se abrigar, como a casa de amigos e parentes.

O objetivo é evitar possíveis incidentes, caso a maré volte a subir. A previsão é que as ondas alcancem até três metros de altura durante esse período de ressaca.

A Defesa Civil afirmou que está em alerta e monitora as praias. Em casos de emergência, os agentes podem ser acionados pelo 199 ou por meio do WhatsApp: (22) 98123-1182.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.