Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Divulgação de Encontro Trans em Nova Friburgo gera ataques nas redes sociais

Evento será realizado na próxima quinta-feira, 29, data em que é celebrado o Dia Nacional de Visibilidade Trans

Por Natalia Amorim
27/01/26 - 16:02
Divulgação de Encontro Trans em Nova Friburgo gera ataques nas redes sociais Centro de Cidadania LGBTI Hanna Suzart atua com atendimentos especializados à população LGBTQIA+ há 15 anos na cidade | Foto: Reprodução/Centro de Cidadania LGBTI Hanna Suzart

A divulgação do Encontro Trans – Vivências, Saúde e Representatividade para a próxima quinta-feira, 29, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, desencadeou ataques nas redes sociais contra a população LGBTQIA+ e o poder público.

O evento integra as ações do Dia Nacional da Visibilidade Trans e foi anunciado nos perfis oficiais do município e do Centro de Cidadania LGBTI – Hanna Suzart.

Entre os comentários registrados nas publicações estão manifestações de repúdio ao uso de recursos públicos para realização do evento.

Veja alguns:

Divulgação do Encontro Trans levantou debates sobre uso de recursos públicos para realização do eventoDivulgação do Encontro Trans levantou debates sobre uso de recursos públicos para realização do evento | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Outros deixam claro a contrariedade ao assunto na publicação.

Alguns internautas reagiram a publicação com emojis em tom de reprovaçãoAlguns internautas reagiram a publicação com emojis em tom de reprovação | Foto: Reprodução/Redes Sociais

E também questionam o apoio institucional do município.

Outros reagiram à publicação com palavras de baixo calãoOutros reagiram à publicação com palavras de baixo calão | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além daqueles que evidenciam ser contra a realização do evento.

Outras pessoas deixaram explícito que não concordam com a realização do eventoOutras pessoas deixaram explícito que não concordam com a realização do evento | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em conversa com o Portal Multiplix, a coordenadora do Centro LGBTI Hanna Suzart, Silvia Furtado, disse que "as políticas públicas especificas à população LGBTQIA+ são uma reparação histórica às pessoas que têm os seus direitos básicos negados por diversos tipos de discriminações que afetam a sua existência".

E também falou sobre como avalia os ataques recebidos na Internet.

São pessoas que parecem não saber o que significam políticas públicas e que [elas] existem para garantir direitos, está na Constituição. Erradicar a LGBTIfobia é estrutural, é uma necessidade. E essas políticas visam garantir cidadania as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e a população trans e outras identidades sexuais divergentes.

Ela ainda acrescentou que condutas preconceituosas de parte da sociedade são um dos principais motivos para realização de eventos como o Encontro Trans e ainda deixou um convite para que este público prestigie o evento.

O segmento LGBTQIA+ nacional e internacional tem uma agenda própria com datas especificas de celebrar conquistas e promover visibilidade de sua existência e reivindicações direitos. Aproveitando a oportunidade também para educar a sociedade sobre as suas especificidades. A nossa chamada aqui é direcionada a população trans. Venham participar e trocar informações com a nossa equipe e fortalecer a luta pela estruturação da saúde integral no município das pessoas trans!

A reportagem também entrou em contato com a prefeitura e aguarda retorno.

Encontro Trans – Vivências, Saúde e Representatividade

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, marca um momento histórico na luta por direitos, reconhecimento e cidadania das pessoas trans no Brasil.

Em Friburgo, o Encontro Trans será realizado a partir das 15h, no Centro Hanna Suzart e integra a agenda de eventos do Programa Rio Sem LGBTIfobia.

O encontro tem como objetivo promover o acolhimento de pessoas trans e não binárias, por meio de uma escuta ativa de suas vivências, além de oferecer informações sobre a saúde integral de mulheres trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias.

Luta pela causa

O Centro de Cidadania LGBTI – Hanna Suzart, equipamento do Programa Rio Sem LGBTIfobia, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, atua há 15 anos no município com atendimentos especializados à população LGBTQIA+.

Ao longo desse período, a equipe técnica tem identificado importantes desafios, especialmente no que se refere aos encaminhamentos para serviços de saúde, muitos deles dependentes de políticas públicas de âmbito nacional que sofreram descontinuidade nos últimos anos.

Ainda assim, o cenário recente traz expectativas positivas.

De acordo com o centro, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em outubro de 2025, consolidou demandas históricas, com destaque para a saúde integral da população trans e o credenciamento de hospitais e universidades federais para o Processo Transexualizador, dentro do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+.

Com o anúncio da implementação do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans), cresce a expectativa de que Nova Friburgo seja habilitada para oferecer serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Centro de Cidadania LGBTI, trata-se de um processo gradual, que envolve estruturação da rede, capacitação de profissionais e fortalecimento de políticas públicas voltadas à atenção integral da população trans.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.