Decreto confirma adiamento do Carnaval de Cantagalo; escolas informaram que não têm como participar
Medida já havia sido anunciada pela prefeita Emanuela Teixeira (Solidariedade), após a cidade ser impactada por fortes chuvas
Prefeita Emanuela Teixeira (Solidariedade) já havia anunciado o adiamento do Carnaval, no último sábado, 7
|
Fotos: Reprodução/Redes Sociais
A Prefeitura de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, confirmou nesta terça-feira, 10, por meio do decreto nº 4.431/2026, o adiamento do Carnaval da cidade para abril, após as fortes chuvas da última semana.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do município e informa que a folia ocorrerá no período de 17 a 21 de abril.
De acordo com a publicação, a nova data leva em conta o feriado nacional de Tiradentes, no dia 21, terça-feira, com um prolongamento do fim de semana anterior.
A publicação pode ser acessada neste link.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira (Solidariedade) já havia anunciado o adiamento do Carnaval, no sábado, 7, pelas redes sociais da Prefeitura de Cantagalo.
No vídeo publicado, a chefe do Executivo cita a situação enfrentada pelos dois distritos mais atingidos do município:
Não é possível fazer festa, enquanto o nosso povo de Euclidelândia e Boa Sorte, enfrenta dificuldades e sofre com os impactos das chuvas. Nossa prioridade absoluta é cuidar das pessoas, garantir assistência, segurança e apoio às famílias atingidas.
Na noite do dia 2 de fevereiro e na madrugada do dia 4, as localidades sofreram com os impactos das fortes chuvas.
Após o anúncio da prefeita sobre a mudança da data do Carnaval, duas escolas de samba da cidade se manifestaram sobre o assunto ainda no fim de semana.
Em um comunicado conjunto, a Mocidade Independente de Cantagalo (Gresmic) e a Unidos de Cantagalo (Gresuc) informaram que "não possuem condições de participar de eventual carnaval em abril":
As agremiações justificaram que "assumiram diversos compromissos para o desfile em fevereiro conforme termo firmado com a prefeitura" e ainda completaram:
A decisão da prefeita em adiar o Carnaval para abril não teve a concordância das escolas, que manifestaram perante o secretário de Turismo, na hipótese de não haver carnaval em Cantagalo, o melhor caminho seria o cancelamento e não o adiamento para abril.
Por fim, a Gresmic e a Gresuc agradeceram a todos que colaboraram de alguma forma com o desfile, que, segundo as escolas, ficará para 2027.
Ajuda ao município
Nos últimos dias, o município recebeu diferentes tipos de auxílio. Entre eles o dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil.
Veículos foram vistos em Nova Friburgo, dirigindo-se a Cantagalo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Na manhã dessa segunda-feira, 9, cinco veículos foram vistos passando em Nova Friburgo, também na Serra Fluminense, em direção a Cantagalo.
Além disso, durante o fim de semana, outros também já tinham chegado à cidade.
RJ-152
Na sexta-feira, 6, a Prefeitura de Cantagalo informou que a RJ-152 está com um acesso por desvio.
Desvio realizado para acesso a RJ-152, que havia sido impactado pelas fortes chuvas | Fotos: Reprodução/Prefeitura de Cantagalo
A ação foi liberada exclusivamente para o tráfego de veículos leves, operando em sistema de siga e pare.
O governo municipal solicitou atenção redobrada aos motoristas e orientou "que o trecho seja utilizado apenas em caso de real necessidade, a fim de garantir a segurança de todos e facilitar o trabalho das equipes no local".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







