MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consumidores da Região dos Lagos buscam alternativas para driblar inflação de alimentos

Confira as dicas para economizar, principalmente na compra dos produtos mais consumidos no verão

Por Vinícius Pereira
27/12/21 - 16:57
Consumidores da Região dos Lagos buscam alternativas para driblar inflação de alimentos Abacaxi, melão, melancia, acerola, laranja e maçã estão entre as frutas mais consumidas no verão | Foto: Banco de imagem

A estação mais quente do ano chegou e, com ela, costumam vir as viagens em família, com os amigos. Tudo acompanhado com o aumento dos gastos. Com a inflação em alta, gastar menos é essencial, ainda mais para quem escolheu as cidades da Região dos Lagos do Rio para passar a alta temporada.

De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA) ficou em 0,78% em dezembro, abaixo da taxa registrada em novembro, de 1,17%, mas fechou 2021 em 10,42%, o maior acumulado desde 2015 (10,71%).

No grupo de alimentação e bebidas, a alta foi de 0,35%. A maior contribuição individual está relacionada ao café moído, que apresentou alta de 9,10%. Além disso, os preços das frutas (4,10%) e das carnes (0,90%) também subiram. Por isso, é importante pesquisar para não estourar o orçamento e ter surpresas no final da diversão.

Guilherme Barreto, de 29 anos, vai passar o réveillon em Cabo Frio com mais oito amigos. Eles são de Campos dos Goytacazes, na Região Norte do estado. Como já estão acostumados a frequentar as cidades da Costa do Sol, o jeito é buscar alternativas para economizar.

“Acho os valores altos, tanto dos alimentos, quanto do combustível. Em relação aos alimentos, as nossas alternativas é fazer compras aqui na cidade e ir levando. Na rua, é comer somente um lanche durante a noite, algo do tipo”, explicou Guilherme.

Para quem também fica preocupado com os preços dos produtos durante a estadia na região, uma dica é procurar locais onde os alimentos são vendidos no atacado e no varejo, com variedade de itens e valores mais em conta.

Uma das opções é centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil, o Ceasp, inaugurado em novembro, em São Pedro da Aldeia, às margens da rodovia Amaral Peixoto, próximo ao trevo de Búzios. O shopping rural oferece hortifrutigranjeiros, bebidas, carnes e laticínios.

“A vantagem é que você passa a comprar direto com o produtor, sem o atravessador. O produtor consegue vender por um preço menor, que ainda assim vai ser mais barato do que se paga no mercado. Fora que o tempo entre o item ser colhido na terra, até chegar na mesa do consumidor, é muito curto. Isso é garantia de um produto sempre fresco. A água de coco que é muito consumida na região, por exemplo, está saindo a R$ 1,99”, afirmou Gustavo Scarambone, um dos sócios-empreendedores.

Centro de abastecimento de alimentos é alternativa para compras mais em conta Centro de abastecimento de alimentos é alternativa para compras mais em conta | Foto: Divulgação/Ceasp (Jorge Ronald)

Comprar em grande quantidade para dividir os produtos e o valor com os familiares e amigos pode ser uma grande vantagem nesses casos.

Facilidade de acesso

Como está situado às margens da rodovia Amaral Peixoto, o Ceasp oferece fácil acesso para quem vai em direção a Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e até Rio das Ostras.

“Essa é uma oportunidade de comprar no varejo, mas se você é dono de uma pousada, hotel, restaurante, vai encontrar produtos vendidos no atacado, bem mais baratos. Isso tira a necessidade de se deslocar até São Gonçalo ou Rio de Janeiro para fazer a compra”, explicou Gustavo.

Cuidados com a alimentação e hidratação no verão

De acordo com especialistas, devido a sensação térmica elevada, o cuidado deve ser ainda maior com hidratação e alimentação durante o verão. Entre os alimentos indicados estão as frutas, saladas e água de coco.

“No verão existe uma tendência maior ao suor, a transpirar. Consequentemente acabamos perdendo mais líquido no verão pelo excesso de calor. Nesse período, recomenda-se o consumo mínimo de dois litros de água por dia”, disse o nutricionista clínico, Vitor Vasconcelos.

Ainda segundo Vitor, alguns sinais que aparecem no corpo podem sinalizar a desidratação, como lábios secos e até mesmo tonturas.

“As frutas ideais para consumo no calor são o abacaxi, melão, melancia, acerola, laranja e maçã. O corpo bem hidratado também ajuda no funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, muito comum nesta época. É importante dizer que a fruta ajuda mas não substitui a água”, alertou.

Outra dica importante é sempre verificar se os alimentos estão frescos, o que garante o valor nutricional.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.