MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça as propostas do candidato Alex Castellar (DEM) para Teresópolis

Portal Multiplix abordou oito temas relevantes para a cidade serrana

Por Bárbara Storck
06/11/20 - 11:57
Conheça as propostas do candidato Alex Castellar (DEM) para Teresópolis Alex Castellar (DEM) | Foto: Divulgação

Alex Castellar foi criado em Teresópolis. Foi presidente da UET - União Estudantil de Teresópolis, chefe de gabinete na Alerj, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e na Câmara dos Deputados em Brasília.

Ocupou a Secretaria de Governo de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu.

Portal Multiplix: Quais são os principais projetos para as áreas citadas abaixo?

  • Economia:

Teresópolis possui grande potencial em três dos maiores vetores da economia: Agricultura, Turismo e Tecnologia. Com base nessa vocação, meu Plano de Governo propõe um amplo pacote de projetos especiais, viabilizando parcerias público-privadas a fim de transformar a cidade em um polo atrativo do ponto de vista econômico e turístico, gerando emprego e renda para a população. Vamos gerar mais de 10 mil novos postos de trabalho até 2024; criar o Programa Meu Primeiro Emprego, que irá destinar, através de disposições legais e incentivos para as empresas locais, 10% das novas vagas a jovens entre 16 e 24 anos; Ofertar linhas de microcrédito no valor de R$ 5 milhões de reais até 2024; Reduzir o tempo de abertura de empresas de baixa complexidade para dois dias; Construir o Mercado Municipal de Teresópolis, com espaço para abrigar 150 estandes de vendas, lojas, depósitos, sanitários, praça de alimentação; Implantar o Banco Municipal de Crédito ao Agricultor, com linhas de crédito para 5 mil produtores rurais locais; Instituir o Compras Rural, um programa de fomento às compras coletivas através do desenvolvimento de um portal para que fornecedores de insumos rurais possam apresentar ofertas de interesse do agronegócio aos agricultores. Assim, os agricultores locais poderão obter maiores descontos nas negociações.

  • Esporte:

Teresópolis é a sede do Centro de Treinamento da única seleção pentacampeã do mundo, além de ser uma cidade muito favorável à pratica de esportes ao ar livre. Na minha gestão eu vou potencializar esse setor criando políticas públicas efetivas. Vou descentralizar os equipamentos sociais e levar 4 vilas olímpicas para as comunidades do segundo e terceiro distrito; ampliar a oferta das academias populares com a instalação de 40 novas academias; implantar na cidade um calendário paralímpico com competição entre atletas com deficiência, auxiliando na erradicação de desigualdades e estimulando a cidade para o aperfeiçoamento de sua infraestrutura de modo geral; criar o Parque Mundial de Jiu-Jitsu e Artes Marciais Carlos Gracie, de forma a exponenciar a tradição das artes marciais no território, através de exposição de todo o acervo histórico do esporte na cidade; incluir na grade curricular a oferta de jiu-jítsu e defesa pessoal nas escolas municipais; criar o Conselho Municipal de Esportes; ampliar e revitalizar o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão); revitalizar a Praça de Esportes Radicais na Várzea. E também promover Teresópolis como a “Casa da Seleção Brasileira”, tematizando a cidade com enfoque na Seleção Brasileira e sua história, decorando pontos de ônibus, transporte público, avenidas e outros espaços para fomentar o turismo esportivo.

  • Assistência Social:

No eixo Desenvolvimento Social (assim que vamos tratar a Assistência na minha gestão – pretendemos que os cidadãos não sejam apenas assistidos, mas sim impulsionados com nossas políticas a se desenvolverem como pessoas e profissionais). Uma das minhas propostas é a ampliação da Rede SUAS (CRAS e CREAS) com a implantação de quatro novos CRAS e mais um CREAS para atendimento regionalizado nas instalações das subprefeituras. Até 2022 pretendo implantar pelo menos duas unidades do Centro de Convivência do Idoso prevendo a permanência diurna do idoso com atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, etc. Vou criar também o Programa Criança Feliz, com atendimento integral na primeira infância (de zero a seis anos) e suporte às gestantes e famílias promovendo os cuidados perinatais necessários. Vou implantar o Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Programa Na Responsa para jovens que cumprem medidas socioeducativas, criar o Programa Jovens Multiplicadores, capacitando profissionalmente jovens entre 16 e 24 anos que residam em comunidades com índices mais altos de risco social e implantar o Banco de Alimentos, que prevê a destinação de alimentos às famílias participantes dos programas sociais do município.

  • Educação:

No eixo Educação meu Plano de Governo propõe a criação de 3 mil vagas em creches no município até 2023 para que pais consigam trabalhar e ter com quem deixar seus filhos. Vou dobrar o atendimento da Educação em Tempo Integral – tendo em vista que, hoje, apenas 12% dos alunos da Educação Básica são atendidos em Tempo Integral. Vou implantar o Programa Escola do Amanhã, com ações de inclusão digital, tecnologias sociais e desenvolvimento integral a todos os alunos da rede municipal com atividades que envolvam artes, língua estrangeira e esporte (incluindo artes marciais). E vou inovar. Proponho a criação do Educa Terê Digital, um programa revolucionário que vai colocar Teresópolis na vanguarda nacional da Educação 4.0. Com ele, a inovação será inserida de forma transversal em todas as disciplinas e práticas pedagógicas, a exemplo do método Steam de ensino. Para isso, vamos construir, em conjunto com o corpo docente e as coordenações pedagógicas um Plano Pedagógico Tecnológico, a fim de capacitar todos os profissionais da educação da rede municipal em inovação e novas tecnologias, equipar as salas de aula com recurso audiovisual e tecnológico, disponibilizar a todos os estudantes equipamentos (computador/tablets) com Internet e sistemas educacionais digitais para professores e alunos.

  • Meio Ambiente e Mobilidade Urbana:

No eixo Meio Ambiente eu vou instituir a Política Municipal de Coleta Seletiva em Teresópolis; Promover a Política Municipal de Educação Ambiental, incluindo a preservação e conservação do patrimônio ambiental como tema transversal em todas as áreas do conhecimento e em todas as instituições de ensino municipais; Promover a qualificação de 100% do contingente da Guarda Municipal Ambiental com vistas à preservação, conservação e fiscalização do patrimônio ambiental teresopolitano; Instituir a Política Municipal de Proteção Animal e criar o Centro Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal até dezembro de 2022. Já no eixo Mobilidade Urbana eu vou ampliar a malha cicloviária na região da Várzea e do Alto; Estabelecer parceria público-privada para implementação de bicicletários e pontos de compartilhamento de bicicleta e patinetes elétrico; instalar pontos de ônibus cobertos, iluminados e com informações sobre horários e trajetos; Promover a melhoria das condições das calçadas da cidade voltadas para maior acessibilidade e trânsito dos pedestres; Promover a regulamentação dos transportes públicos coletivos através de processo licitatório considerando a oportunidade de criação de um sistema tarifário mais adequado à realidade social dos usuários.

  • Saúde:

Somos a única cidade da região serrana que não possui um hospital próprio. Sem dúvida, minha primeira proposta para a Saúde é a construção de um Hospital Municipal de Teresópolis até 2023, com as principais especialidades médicas, exames ambulatoriais e de imagem, atendimento de emergência, serviços de média e alta complexidade. Serão 20 consultórios para atendimentos clínicos, 150 leitos, cinco unidades móveis – UTI e uma maternidade. Outra proposta deste eixo é a implantação do Programa Saúde nas Escolas, através de unidades móveis de atenção comunitária que irão oferecer atendimento médico (pediátrico e psicológico) e assistência social a todas as crianças e adolescentes pertencentes à rede municipal de ensino. E a implantação do Programa Remédio em Casa, em que vamos realizar entregas domiciliares gratuitas de remédios, a fim de minimizar as taxas de abandono do tratamento de idosos e pessoas com doenças crônicas e dificuldades de locomoção. Vou construir também um Centro de Referência de Tratamento e Acompanhamento de Pessoas com Depressão. O local contará com consultórios de atendimento e também ambientes destinados a atividades lúdicas individuais ou em grupo, bem como intervenções psicológicas e psicossociais, havendo direcionamento ao CAPS para serviços hospitalares, se necessário.

  • Turismo:

O setor turístico é um agente econômico agregador de empregos e renda. E esse é um dos pontos focais do meu Plano de Governo. Através de investimentos e parcerias público-privadas, vamos explorar ao máximo o setor. Minha primeira proposta é criar a TerêTur, uma empresa pública de Turismo que irá desenvolver um plano estratégico para o setor, com vistas a captar recursos e aplicar ações de marketing promovendo Teresópolis como destino turístico. Apesar de ser uma cidade turística por vocação, Teresópolis possui uma secretaria de turismo que, de acordo com os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária dos últimos anos, possui investimento quase nulo para ações. Minha segunda proposta é a criação do Museu do Futebol, na Granja Comary, gerando empregos diretos, atraindo turistas e movimentando a economia da cidade. Pretendo também criar o Consórcio Novo Mirante do Soberbo, entre as cidades de Guapimirim e Teresópolis, que formalizará uma parceria público-privada para construção de um Mirante com toda a infraestrutura adequada (banheiros, estacionamento, ponto de recepção/ orientação de turistas, lojas, bistrôs, restaurantes, souvenirs, etc). O local será ainda ponto de embarque e desembarque para um teleférico que ligará o Mirante do Cartão Postal ao Mirante do Soberbo.

  • Cultura:

Na minha gestão, eu vou estimular o desenvolvimento econômico gerando empregos, renda e profissionalização para a nossa cidade através da indústria criativa. Teresópolis, que já foi a cidade dos Festivais, hoje não possui sequer um mapa cultural consolidado. Vou implantar um calendário de eventos, com cinco grandes festivais ao longo do ano nas áreas de inovação, cinema e audiovisual, música, gastronomia e educação. Outra proposta é levar os equipamentos culturais para os bairros da cidade. Vou criar nove Casas de Cultura, descentralizando o acesso à cultura e incentivando as atividades artísticas locais. Pretendo também implementar um programa com a contratação de 150 agentes de cultura para oferta de aulas de dança, teatro e música nas escolas municipais, criar o Programa Cultura Terê, um programa de fomento que, por ano, financiará 20 projetos para pequenas produções de teatro, danças, artes plásticas e música, sempre valorizando os grupos locais. E vou além... Quero construir o Complexo Cultural de Teresópolis, composto por um Teatro Municipal, um Museu Municipal, uma Escola Pública de Artes e um Centro de Audiovisual.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.