MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Concessionárias terão que monitorar qualidade da água na represa que abastece Região dos Lagos do Rio

Compromisso foi assumido após recomendação do Ministério Público Estadual

Por Vinícius Pereira
18/05/22 - 13:28
Concessionárias terão que monitorar qualidade da água na represa que abastece Região dos Lagos do Rio Moradores relataram cheiro forte e gosto alterado na água | Foto: Divulgação/Prefeitura de Iguaba Grande

As concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, responsáveis pelo abastecimento em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, firmaram o compromisso de apresentar os dados de monitoramento da qualidade da água na Represa de Juturnaíba. O compromisso foi assumido após recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o MPRJ, ficou garantido durante uma reunião realizada na Câmara Técnica de Monitoramento do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João que um estudo de diagnóstico será realizado e que, a partir dos dados, será elaborado um plano de monitoramento de qualidade da água da represa, com o objetivo de suavizar o processo de eutrofização do reservatório.

A eutrofização é o processo de poluição dos corpos d'água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva, ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

Ainda segundo o MP, outros compromissos foram assumidos, como projetos para intensificar o monitoramento da qualidade da água bruta captada no manancial e da água tratada. As concessionárias também vão regularizar o lançamento de informações no Portal Sisagua e adequar o Plano de Amostragem 2022 para os oito municípios da sua área de concessão.

Pedido feito em fevereiro

A recomendação do Ministério Público foi encaminhada para as empresas em fevereiro deste ano, resultado de um inquérito civil que tramita no GTT-Segurança Hídrica/MPRJ, referente ao controle das providências estratégicas que garantem a segurança hídrica na região.

Na época, moradores das cidades Região dos Lagos relataram ter sentido um cheiro forte e gosto alterado na água fornecidas. Segundo as concessionárias, esses problemas teriam sido ocasionados pela proliferação de algas cianofíceas no manancial.

A Represa de Juturnaíba abastece os municípios de Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.