MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como estão os preparativos para que a Itapemirim assuma o transporte coletivo em Nova Friburgo?

Na última semana, prefeito Johnny Maycon confirmou que a empresa apresentou a relação da frota nos critérios exigidos pelo município

Por Kessia Coutinho
26/07/21 - 14:34 | Atualizada em 26/07/21 - 16:50
Como estão os preparativos para que a Itapemirim assuma o transporte em Nova Friburgo? Após pedido da prefeitura, prazo para que a Itapemirim comece a operar em Nova Friburgo foi prorrogado | Foto: Divulgação/Itapemirim

O prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou na última sexta-feira, 23, em uma rede social, que a empresa Viação Itapemirim, que será a responsável pelo transporte coletivo em caráter emergencial por 12 meses na cidade, apresentou a relação dos ônibus para assumir o serviço.

Johnny Maycon afirmou ainda que a frota atende aos critérios previstos no termo de referência do processo de contratação, mas não deu outros detalhes sobre o assunto.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa Viação Itapemirim que, em nota, não confirmou nem negou a informação do prefeito e disse apenas que é preciso aguardar as negociações com o Executivo municipal.

Como já foi noticiado pelo portal, a empresa prevê investir cerca de R$ 65 milhões na composição da frota de ônibus para atender a cidade e os coletivos terão a identidade visual da Itapemirim, na cor predominantemente amarela.

Em nota ao Portal Multiplix, no último dia 16, a empresa afirmou que seguia o processo de transição para começar a operar no município.

“Neste período, o Grupo Itapemirim trabalha arduamente no processo de transição para oferecer um serviço de alta qualidade, prestando-o de maneira regular, eficiente e adequada à população de Nova Friburgo, como tem sido sua marca registrada em 68 anos de operação em transporte de passageiros", informou a empresa.

Prazo para início do serviço é prorrogado

No último dia 15, foi aceito pelo juiz Fernando Luis Gonçalves de Moraes o pedido da prefeitura para prorrogar o prazo em que a NovaFaol - prestadora do serviço de transporte coletivo - fica obrigada a manter a operação no município. O Grupo Itapemirim, que vai substituir a atual concessionária, ganhou mais 60 dias, prorrogáveis por mais 30, a contar do dia 25 de junho, data da assinatura do contrato, para começar a atuar na cidade.

De acordo com a decisão, o prazo foi estendido já que a contratação de uma nova empresa para esse tipo de serviço é complexa, com muitos detalhes e ocorreram atrasos, inclusive na assinatura do contrato. “Desde o término do contrato de concessão em 2018, o serviço vem sendo prestado de maneira 'informal e precária', haja vista a inexistência de contrato regular entre o ente público e a FAOL", diz trecho da decisão.

Ainda de acordo com a Justiça, o impasse do transporte público “gerou e ainda gera apreensão e insegurança, mormente por parte da população que necessita utilizar o serviço” e que “não pode e nem deve a população ser penalizada pela inércia, desídia e falta de gestão verificadas, mormente por estarmos diante de um serviço essencial e do qual dependem milhares de pessoas”.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.