MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio será reinaugurado nesta sexta em Friburgo

Atividades passam a ser realizadas na SEF para pessoas acima dos 60 anos

Por Kessia Coutinho
30/06/22 - 11:06
Centro de convivência da pessoa idosa é reinaugurado nesta sexta em Nova Friburgo Atividades serão voltadas para homens e mulheres com 60 anos ou mais | Foto: Banco de Imagem

O envelhecimento é um processo natural da vida e é importante garantir uma velhice digna, com autonomia, independência e capacidade funcional.

Os centros de convivência da pessoa idosa fazem parte das atividades necessárias para que a pessoa possa envelhecer com saúde e em contato social.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio estava fechado desde o início da pandemia e agora já tem data marcada para a reinauguração.

A cerimônia vai acontecer no novo espaço, o salão Social da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), que fica no centro da cidade, nesta sexta-feira, 1º de julho, a partir de 9h.

Segundo a prefeitura, serão oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas com atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

Homens e mulheres com 60 anos ou mais poderão participar das atividades. Quem tem mais de 45 anos também poderá usar os serviços, caso tenha disponibilidade de vaga. A proposta é iniciar reflexões sobre o envelhecimento saudável para esse público.

Ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que as primeiras semanas serão utilizadas apenas para o cadastramento das pessoas que querem participar do projeto e que, em breve, serão divulgadas as informações para que os interessados possam se matricular nas atividades.

Nessa fase também serão recadastradas as pessoas que já praticavam as atividades no espaço do Clube de Xadrez.

Novo local

O novo espaço foi alugado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude. Segundo o executivo, o valor pago mensalmente será de R$ 18 mil, já incluso os gastos de água, luz e manutenção.

Ainda segundo a prefeitura, o local está totalmente reformado, com um amplo salão para as atividades dos idosos, cozinha, banheiros, ventilação abundante e Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

A mudança foi necessária porque em setembro do ano passado foi informado que o espaço onde funcionava o Centro de Convivência da Pessoa, desde 2005, no Clube de Xadrez, seria vendido.

Segundo a prefeitura, o aluguel do antigo local era de R$ 12 mil (mais manutenção), por mês.

Segundo uma nota oficial emitida na época pela prefeitura, os proprietários questionaram o município se havia interesse na compra do Clube de Xadrez, mas o governo municipal informou que não tinha recursos disponíveis nos cofres públicos para fazer o investimento.

Durante a pandemia, também não foi mais possível que a atual gestão continuasse pagando o aluguel do local, já que as atividades para os idosos tiveram que ser interrompidas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.