MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cemitérios da Região Serrana esperam milhares de visitantes no Dia de Finados

Prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis prepararam esquemas especiais para a data. Saiba mais

Por Matheus Oliveira
01/11/19 - 16:29
Cemitérios da Região Serrana esperam milhares de visitantes no Dia de Finados Cemitérios da serra fluminense devem ficar lotados neste sábado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Dia de Finados, celebrado neste sábado, dia 2 de novembro, é o momento de relembrar entes ou amigos queridos que se foram e seguem vivos em nova memória. Para atender ao grande público que vai passar pelos cemitérios locais, as prefeituras das cidades de Nova Friburgo e Teresópolis prepararam esquemas especiais que incluem desde faxina a celebrações solenes.

Teresópolis

Em Teresópolis, segundo a prefeitura, além da manutenção permanente, a Secretaria de Serviços Públicos realizou, durante a semana, uma grande faxina nos nove cemitérios da cidade: Carlinda Berlim (Vale do Paraíso) - na área urbana, Canoas, Venda Nova, Bonsucesso, Vieira, Santa Rita, Rio Preto, Serra do Capim e Vale Alpino – no interior.

Os locais receberam capina, poda, varrição e limpeza geral, em preparação para o feriado, quando aumenta consideravelmente o número de visitantes.

No Cemitério Carlinda Berlim, onde uma missa será celebrada às 9h no Dia de Finados, a expectativa é da circulação de 5.000 a 6.000 mil visitantes até este sábado. A visitação acontece de segunda a domingo, das 7h30 às 17h30, em todos os cemitérios.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a prefeitura informa que existem um total de cinco cemitérios administrados pelo município: São Pedro da Serra; Campo do Coelho, Riograndina, Trilha do Céu, em Conselheiro Paulino, e São João Batista, no bairro Cordoeira.

Ainda de acordo com o executivo, só no São João Batista são esperadas 3.000 pessoas no Dia de Finados. Nos outros cemitérios, a expectativa é de cerca de mil pessoas passem pelos locais.

Origem do Dia de Finados

Orar pelos mortos é uma tradição antiga que vem desde os primeiros séculos. Na Igreja Católica, durante o pontificado do Papa Leão IX, no século 11, ficou estabelecido um dia para se rezar pelos mortos. A data de 2 de novembro foi estabelecida como Dia de Finados, dois séculos depois, por suceder o Dia de Todos os Santos.

No Dia de Todos os Santos, a Igreja celebra os santos que não foram lembrados ao longo do ano. E no Dia de Finados, se ora pelos que morreram e não são lembrados durante todo o ano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.