Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bairros de Nova Friburgo sofrem com as queimadas; campanha é lançada para prevenir novos focos

Ação 'Queimadas: apague essa ideia!' tem o objetivo de mostrar à população que os incêndios em vegetação causam inúmeros transtornos

Por Kessia Coutinho
26/09/23 - 14:38
Bairros de Nova Friburgo sofrem com as queimadas; campanha é lançada para prevenir novos focos Queimada registrada por morador no bairro São Geraldo | Foto: Reprodução/Redes Sociais (Nilton de Souza)

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que durante o período de junho a novembro, grande parte do país é acometida por queimadas. Elas se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade.

De acordo com a Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro, os incêndios ocorrem com mais frequência e intensidade nessas épocas de estiagem e estão relacionadas com a redução da umidade ambiental.

Diante desse cenário, uma iniciativa visando a conscientização e prevenção contra os focos foi lançada nesta semana em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município tem máxima prevista de 34ºC para esta terça e de 36ºC para a quarta. A umidade mínima é de 30% para os dois dias em Friburgo.

A campanha 'Queimadas: apague essa ideia!' tem o objetivo de mostrar à população que os incêndios em vegetação causam inúmeros transtornos:

Desde o comprometimento do ecossistema, passando pelas perdas irreparáveis de fauna e flora, reduzindo a proteção natural de encostas e até agravando problemas de saúde em pacientes com doenças respiratórias.

Evento aconteceu na praça Dermeval Barbosa Moreira com entrega de folhetos informativosEvento aconteceu na praça Dermeval Barbosa Moreira com entrega de folhetos informativos | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Participam da nova campanha: o 6º Grupamento de Bombeiros Militar; a prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil; o Sanatório Naval; o Tiro de Guerra 01-010; além das empresas Águas de Nova Friburgo e Rota 116.

O Corpo de Bombeiros informou nesta terça-feira, 26, que Friburgo registrou na segunda, 25, um incêndio no bairro Padro. A corporação foi acionada por volta de 21h50 e a operação para conter o fogo terminou às 22h25.

Até a manhã desta terça, nenhuma outra ocorrência foi registrada na cidade, ainda conforme as informações dos bombeiros.

Durante o fim de semana, dois incêndios foram combatidos em Friburgo. Um deles no bairro São Geraldo e o outro no distrito de Lumiar.

Temperaturas elevadas e tempo seco causaram aumento de queimadas em áreas de vegetação da cidadeTemperaturas elevadas e tempo seco causaram aumento de queimadas em áreas de vegetação da cidade | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O que pode causar um incêndio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizou um levantamento de dados e o resultado mostrou que no Brasil, 95% dos incêndios florestais são causados pela ação humana, seja de forma proposital ou acidental.

Conforme as informações da Defesa Civil Estadual, as causas são as mais diversas, desde naturais, como raios, reações fermentativas exotérmicas, concentração de raios solares por pedaços de quartzo ou cacos de vidros em forma de lente e outras causas.

A imprudência também pode ser um causador dos focos, como formação de pequenas fogueiras, feitas em acampamentos, fagulhas de máquinas ou perda de controle de queimadas, realizadas para 'limpeza' do espaço (quando autorizado pela secretaria estadual ou municipal do Meio Ambiente).

Foco de incêndio em vegetação de Nova FriburgoFoco de incêndio em vegetação de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais (Nilton de Souza)

O que fazer para evitar um incêndio florestal?

Prevenir é sempre a melhor opção, o Ibama e a Defesa Civil do RJ destacam algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:

  • Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;

  • Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;

  • Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;

  • Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;

  • Manter os aceiros sempre bem roçados;

  • Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;

  • Aviso imediato, em caso de incêndio florestal, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou polícias;

  • Seguir as instruções dos bombeiros ou Defesa Civil.

É importante lembrar que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança.

A orientação no caso de incêndios florestais é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil 199 e nunca tentar combater um incêndio sozinho.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.