Arraial do Cabo está sob estado de alerta para possibilidade de chuvas intensas
Comunicado emitido pela prefeitura da cidade é válido até quinta-feira, dia 31
.jpg)
O tempo fechado na Região dos Lagos do Rio também está trazendo um pouco de preocupação para as autoridades locais. A cidade de Arraial do Cabo, por exemplo, está sob estado de alerta para possibilidade de chuvas intensas.
De acordo com governo municipal, o período de mais atenção para o município cabista começou nessa terça-feira, 29, sendo válido até a quinta-feira, 31. O comunicado, além das chuvas, alerta também para ventos fortes nesses dias.
A administração municipal reforçou que, em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil através do WhatsApp: 22 98123-1182. Os agentes seguem monitorando as previsões e as equipes estão de prontidão.
O município segue com baixas temperaturas nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quinta-feira, 31, os termômetros devem marcar mínima de 17ºC. Na sexta, dia 1º, a mínima deve ser de 15ºC. A temperatura deve voltar a subir a partir do fim de semana.
Precaução também em Cabo Frio
Na cidade vizinha, equipes da Defesa Civil de Cabo Frio estiveram no bairro Jacaré, na manhã dessa terça, 29, para fazer o monitoramento das encostas. Os técnicos estiveram em pontos do Morro do Telégrafo, com o objetivo de verificar a possibilidade de deslizamento de terra.
Não foi identificada nenhuma movimentação de massa | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Segundo a prefeitura, a mesma ação está sendo realizada nos bairros Gamboa, Itajuru e Porto do Carro. Para o superintendente de Defesa Civil, Marcus Dothavio, apesar da grande quantidade de água que está escoando no Morro do Telégrafo, não foi identificada nenhuma movimentação de massa:
No Morro do Telégrafo, no Jacaré, apesar do terreno estar encharcado, com muita água descendo do topo da encosta, não foi identificada movimentação de massa. Contudo, o risco moderado de escorregamento de solo existe e por essa razão, o monitoramento continua.
A Superintendência de Defesa Civil orienta os moradores das áreas de encosta para que, nesta época chuvosa, observem os sinais de movimentação do terreno, como: rachaduras no chão, árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas, desníveis ou fendas no terreno, entre outros.
A frente fria chegou ao estado após uma onda de calor que vem atingindo todo o planeta nas últimas semanas. Segundo o Inmet, diversas cidades registraram temperaturas acima dos 40°C.
O mês de julho foi considerado o mês mais quente desde 1962, quando começaram a ser coletados dados meteorológicos em todo o Brasil.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.